Saúde Mental celebra Semana da Luta Antimanicomial

Publicada em 16/05/2013 às 17:50

Uma série de apresentações marcou o café da manhã comunitário que celebrou a Semana de Luta Antimanicomial, nesta quinta-feira (16). O evento, realizado com pacientes e familiares do CAPS 3 (Centro de Atenção Psicossocial Adulto), da Secretaria de Saúde, trouxe surpresas como uma dança ao som do hit “Maniac”, uma performance com música de Wando e uma encenação teatral lembrando os horrores dos antigos hospícios.

Apresentações e muita alegria marcam evento realizado no Caps Adulto

Apresentações e muita alegria marcam evento realizado no Caps Adulto

“Somos um modelo aberto, com atividades marcadas durante a semana para os pacientes encaminhados pelas unidades de saúde ou pelo Hospital São Vicente. O foco está em portadores de neuroses e psicopatias”, explica a terapeuta ocupacional Eliane Maria de Souza, da Coordenação de Saúde Mental.

No ambiente descontraído do evento, o palhaço identificado como “Chimarrão” contou piadas e depois narrou que o tratamento antigo era como uma prisão e atualmente os pacientes são tratados como pessoas. “Foi uma conquista que exigiu muitas lutas”, comenta a médica psiquiatra Márcia de Ataíde do Paço, formada na Faculdade de Medicina de Jundiaí.

Com muitas árvores, o CAPS 3 se destaca por ser um outro tipo de ambiente. “A equipe toda trabalha com muito carinho e envolvimento. Até mesmo os terceirizados acabam fazendo mais do que estava combinado”, comenta a gerente Rute Cemenciato, citando o trabalho das professoras Regiane Porfírio e Luciene Lemos da Silva, da Associação Cultural Menorah, que lidam com aulas de teatro e dança.

E tem ainda artesanato, futebol e outras. São pelo menos 70 pacientes atendidos por dia e mais as emergências, atendidas durante 24 horas.

Nova estrutura
Em Jundiaí, a atual estrutura de saúde mental conta com o CAPS 3 (Adulto), o CAPS 2 (Infantil) e o CEAD (álcool e drogas), além do Ambulatório de Saúde Mental. Todos recebem encaminhamentos das unidades da rede de saúde.

Equipe de funcionários do Caps recebe homenagem pela dedicação

Equipe de funcionários do Caps recebe homenagem pela dedicação

“Ainda é pouco diante dos desafios que enfrentamos. Por isso estamos buscando ampliar esse setor”, afirma o secretário de Saúde, Cláudio Miranda.

Um dos objetivos é a criação de Núcleos de Apoio à Saúde de Família (NASF), que estão sendo articulados para trabalhar em paralelo com os agentes comunitários e, dessa maneira, desafogar as demandas das unidades atuais.

O coordenador de Saúde Mental, Vito Vicente Gapit, afirma que pelo menos quatro equipes estão em estado adiantado de formação. “O problema mais demorado de resolver é a contratação dos médicos psiquiatras”, explica.

O futuro atendimento do Consultório de Rua, que tem um convênio e até um veículo parados por conta da morosidade do governo anterior, está sendo alvo de estudos sobre a melhor abordagem intersetorial da questão dos dependentes químicos e pessoas em situação de rua.

Além do prefeito Pedro Bigardi e do secretário Cláudio Miranda, que estavam representados ali, o ato foi prestigiado também pelo presidente da Câmara, Gerson Sartori.

Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/05/16/saude-mental-celebra-semana-da-luta-antimanicomial/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original