Vacinação chega a 75% do público-alvo em Jundiaí

Publicada em 16/05/2013 às 17:22

A estratégia de prorrogação do prazo da campanha de vacinação contra a gripe influenza até o próximo dia 25 (sábado) para os grupos de risco levou a um salto de 70% para 75% de cobertura entre a sexta-feira (10) e a quarta-feira (15). Os dados são da Vigilância Epidemiológica, departamento da Secretaria de Saúde, e mostram o aumento de procura dos moradores depois de dois óbitos verificados em portadores de doenças crônicas.

Mais
‘Sabor na medida certa’ terá receitas contra o colesterol

SAMU amplia ações em Jundiaí

População que se enquadra no grupo de risco precisa se vacinar

População que se enquadra no grupo de risco precisa se vacinar

Em números absolutos, o levantamento aponta que foram vacinadas 46.756 pessoas das 63.059 que formam o público-alvo: crianças de 6 meses a 2 anos incompletos, idosos acima de 60 anos e as mulheres gestantes e puérperas (com parto recente de até 45 dias). A média é de 74,14%, projetando a marca de 75% até sexta-feira (17).

“Essa adesão é importantíssima, porque toda a estratégia nacional do Ministério de Saúde é evitar a disseminação imunizando esses grupos”, explica o secretário Cláudio Miranda.

No levantamento, o grupo que já atingiu os 75% são as crianças, praticamente igual aos idosos (com 74,8%). As mulheres puérperas superaram o público estimado (101,5%) e as gestantes ficaram em 59,4% até a quarta-feira (15). Os portadores de doenças crônicas, que forma outro segmento, são vacinados por prescrição médica.

As 36 unidades de saúde (UBSs e PSFs) da rede de atenção básica atendem de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h. Aos sábados (dias 18 e 25), apenas a UBS Central – rua Jorge Zolner, 201, Centro – estará funcionando neste mesmo horário para atender aqueles impossibilitados de receber a vacina durante a semana.

A meta é ultrapassar os 80% de vacinação dos grupos de risco até o dia 25.

Riscos
De acordo com a Vigilância Sanitária, o balanço de 2013 para a gripe H1N1 aponta até o momento dois óbitos de portadores de doenças crônicas nos dias 6 e 13 de maio, além de outros dois casos internados e confirmados que estão em tratamento. Há, também, uma suspeita que aguarda o resultado de exame.

“Devemos buscar meios simples e eficientes de prevenção, como a lavagem periódica das mãos com água e sabão”, afirma a enfermeira Solange Marquezin.

Por José Arnaldo de Oliveira
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/05/16/vacinacao-chega-a-75-do-publico-alvo-em-jundiai/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original