Educadores começam a Conferência Livre
Publicada em 17/05/2013 às 22:15Com a presença de autoridades e representantes de escolas das redes municipal e particular de ensino, no auditório Elis Regina, a Secretaria de Educação realizou solenidade de abertura oficial da Conferência Livre, na noite desta sexta-feira (16).
Mais
Inscrições para cursos de línguas encerram dia 25
Escolas de Educação Infantil participam de documentário
Reunião capacita profissionais para o vínculo materno-infantil
O trabalho dos educadores prossegue neste sábado(18), durante todo o dia, no Complexo Argos, com estudos e debates. No encerramento, previsto para às 17h, os participantes apresentam um documento com os principais pontos discutidos sobre Educação. A Conferência Livre é preparatória para a Conae 2014 (Conferência Nacional de Educação).
O secretário de Educação, Durval Orlato, ressaltou a importância da participação em eventos como a Conferência Livre. “Estamos criando canais de comunicação com os educadores, promovendo debates, pois é fundamental a participação de todos para contribuir com as questões da Educação.”
O secretário destacou ainda, que Jundiaí levará sua contribuição à Conae 2014. “Das discussões surgirão propostas que irão para a etapa intermunicipal e estadual. A presença das pessoas aqui mostra que estão dispostos a discutir a Educação.”
Após a abertura oficial, o professor José Renato Polli, assessor especial de Educação que coordena a Conferência Livre, explicou como será o dia de discussão da Conferência Livre e, em seguida, houve apresentação da Orquestra de Violeiros de Jundiaí.
Conae 2014Para a Conferência Nacional de Educação do próximo ano foi escolhido o tema ‘O PNE na articulação do Sistema Nacional de Educação: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração’.
De acordo com o coordenador José Renato Polli durante a Conferência Livre, serão discutidos os eixos temáticos a serem levados para a Conferência Intermunicipal, depois para a Conferência Estadual e, no ano que vem, para a Conae.
“A Conferência Nacional de Educação é a base para o fortalecimento do Plano Nacional de Educação, que tramita no Congresso Nacional. O Plano é baseado em informações gerais que são colhidas em todas as etapas. Esta é a oportunidade para que a sociedade participe da Educação no País”, explica Polli.
Eixos a serem discutidos
Eixo 1: O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação Organização e Regulação;
Eixo 2: Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos;
Eixo 3: Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde, Meio Ambiente;
Eixo 4: Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem;
Eixo 5: Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social;
Eixo 6: Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condições de Trabalho;
Eixo 7: Financiamento da Educação. Gestão, Transparência e Controle Social dos Recursos;
Programação Conferência Livre
Dia 18 – auditório Elis Regina e salas do Centro de Capacitação
Das 8h30 às 12h – credenciamento e debate por eixo temático
Das 12h às 14h – almoço
Das 14h às 17h – plenária
Por Rosana Pagano
Fotos: Alessandro Rosman
-
25/12/2024
Investimentos em tecnologia potencializam serviços e agilizam a vida do cidadão
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
15/12/2024
Prêmios e parcerias ajudam alavancar os índices de desempenho da Educação de Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original