Saúde bucal ganha prêmio no Palácio dos Bandeirantes

Publicada em 17/05/2013 às 22:26

Na noite da última quinta-feira (16), representantes da Secretaria de Saúde receberam a premiação de terceiro lugar estadual do Prêmio Brasil Sorridente, evento organizado pelo CFO (Conselho Federal de Odontologia) desde 2005 e que conta com apoio do Ministério da Saúde. A entrega de certificados no Palácio dos Bandeirantes contou com a presença do governador, Geraldo Alckmin.

Entre os 10 critérios usados para a análise das cidades estão a vigilância em saúde bucal, a assistência odontológica básica e especializada, o controle social, o financiamento de saúde e a educação permanente de servidores. “Nossa meta de ampliar o número de unidades do Programa de Saúde de Família no próximo ano também envolve mais equipes dessa área”, explica o secretário Cláudio Miranda.

No evento, a saúde bucal de Jundiaí foi representada por José Clóvis Tomazzoni, Jane Rodrigues de Campos Tonet, Evely Sartoti da Silva e Luciane Yurika Koga.

Atualmente, os focos principais do programa são crianças e adolescentes até 17 anos, gestantes, diabéticos e idosos acima de 60 anos. Mas o projeto da Prefeitura de Jundiaí é ampliar a capacidade para todos os grupos.

São 22 das 37 unidades de saúde que contam com o atendimento: as UBSs Agapeama, Vila Aparecida, Caxambu, Colônia, Fazenda Grande, Guanabara, Ivoturucaia, Jundiaí Mirim, Morada das Vinhas, Novo Horizonte, Retiro, Vila Rio Branco, Vila Rui Barbosa, Jardim Tamoio, Jardim São Camilo, Jardim Santa Gertrudes, Jardim Tulipas, Jardim Sarapiranga, Parque Centenário e as USFs Rio Acima, Vila Ana e Vila Esperança.

Os casos suspeitos são encaminhados para unidades de referência, formadas pelo CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) e, na região oeste, pela UBS Fazenda Grande. O CEO é uma parceria do município com o programa federal Brasil Sorridente, que inclui cirurgiões dentistas nas equipes do PSF (Programa Saúde da Família).

Por José Arnaldo de Oliveira


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/05/17/jundiai-e-premiada-em-saude-bucal-no-palacio-dos-bandeirantes/
Leia mais sobre