Agricultura fará ação para recolher embalagens vazias

Publicada em 21/05/2013 às 17:30

Com o objetivo de eliminar das áreas rurais o risco de contaminação por agentes químicos, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo promove no próximo dia 29 (quarta-feira) a quinta atividade de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos.

Mais
Fumas e moradores do Fazenda Grande formam comissão para auxiliar Cravos II

Sérgio exibe o material de campanha que está sendo distribuído

Sérgio exibe o material de campanha que está sendo distribuído

O primeiro local a ser visitado nessa ação é o Bairro do Poste, onde as equipes da secretaria estarão à disposição dos produtores, no período das 9h às 14h.

Também auxiliam neste trabalho a Defesa Agropecuária de Jundiaí e a Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de São Paulo. Haverá apoio ainda de órgãos ligados ao setor agropecuário, como o Instituto Agronômico de Campinas, Associação Agrícola de Jundiaí, CATI e EtecBest (Escola Técnica Benedito Storani).

De acordo com Sérgio Pompermayer, engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura, as atividades serão concentradas no pátio da igreja do bairro, que fica na continuação da avenida da Uva, no Poste. “O pessoal que tiver materiais para serem descartados deve levar até esse ponto”, explica.

As embalagens devem estar separadas por tipo e tamanho (plásticas, flexíveis, galão, litro e tampas) e acondicionadas em sacos plásticos, que precisam ser identificados com as quantidades e os tipos de materiais.


Normas

O secretário de Agricultura, Marcos Brunholi, informa que o descarte correto do tipo de material não é alternativo, pois existem normas do setor tratando do assunto. O que a Prefeitura está fazendo, por meio dessa ação, é facilitar a vida do produtor, para que ele não tenha dificuldades em se livrar do lixo tóxico proveniente da lavoura.

“Concentrando tudo em um único lugar e no mesmo dia, fica mais fácil para os produtores destinarem as embalagens, que depois serão levadas para um outro órgão de coleta desse tipo de lixo”, explica o secretário.

Secretário Marcos Brunholi: “Facilitar a vida dos produtores”

Secretário Marcos Brunholi: “Facilitar a vida dos produtores”

Além disso, haverá no local orientações sobre boas práticas no desempenho da atividade rural e sobre o uso de EPIs, que são os equipamentos de proteção individual, necessários para se proteger de doenças causadas pelo manuseio dos produtos agrotóxicos.

O produtor que desejar mais informações sobre o evento pode ligar na Secretaria da Agricultura, no telefone 4589-8581. O secretário lembra que, embora a ação parta do bairro do poste, produtores das demais regiões da cidade também podem levar suas embalagens até aquele local. O mesmo serve para os produtores do bairro do Poste, quando houver nova edição do programa em outra região da cidade.

Por Alcir de Oliveira
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/05/21/agricultura-fara-acao-para-recolher-embalagens-vazias-de-agrotoxicos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original