Virada Cultural Paulista 2013

Publicada em 21/05/2013 às 14:32

Sanitários – Haverá banheiros químicos no Parque Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva) e também no Centro

Alimentação – No Parque da Uva haverá praça de alimentação para atender Ao público

Alterações no trânsito:

Centro: a rua Barão de Jundiaí será interditada no trecho entre as ruas Naim Miguel e da Padroeira, das 16h de sábado (25) às 19h de domingo (26), para a realização de atividades no Museu Histórico e Cultural (Solar do Barão). O desvio alternativo deverá ser feito pela rua Senador Fonseca;

Centro: será proibido estacionar na rua Barão de Jundiaí, no trecho entre as ruas Roma e Conde de Monsanto, incluindo o bolsão de estacionamento da Câmara Municipal, da meia-noite do sábado (25) até as 21h do domingo (26), devido a programação do Teatro Polytheama;

Anhangabaú: será proibido estacionar na av. Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, ao lado do Parque Comendador Antonio Carbonari, o Parque da Uva, e no bolsão do estacionamento em frente à Festa da Uva, da meia-noite de sábado (25) até as 21h de domingo (26).

PROGRAMAÇÃO

Parque Comendador Antonio Carbonari
(Festa da Uva)
Av. Jundiaí, 696

Palco Externo

25 de maio – sábado

18h – Edson Junior [STAND-UP]
Com um tipo de humor muito crítico, Edson Junior fala de sua infância, relacionamentos, mundo feminino, músicas de baixa qualidade e entre outros assuntos do cotidiano. Tudo isso com boas doses de imitações e efeitos sonoros deixando o espetáculo ainda mais divertido.

19h – DJ Kri [MÚSICA]
Nascido no caldeirão musical de São Paulo, a Zona Norte, onde estão localizadas quase todas as escolas de samba da cidade, Dj Kri descobriu sua verdadeira vocação: alegrar com ritmos e balanço quem cai na pista pra dançar. Kri foi o DJ percurssor em animar pistas com Rhythm and Blues, Soul, Funk e vertentes da música black americana, na época regida por James Brown, Earth Wind and Fire e muitos outros, com o swingue brasileiro de Jorge Ben,Trio Mocotó, Marcos Valle, Balanço Trio e outras feras.

20h – Raízes Rasta [MÚSICA]
O ecletismo de estilos e fontes musicais explica o fato de um público cada vez mais fiel prestigiar a banda, que já foi contemplada com o Prêmio de Banda Revelação do ano de 2002 pelo Circuito Reggae de São Paulo, ainda com o primeiro álbum intitulado Raízes Rasta.

21h – DJ Kri [MÚSICA]

21h30 – Chimpanzé Clube Trio [MÚSICA]
Esse trio faz rock instrumental direto, sem rodeios, com a curiosidade de usar alguns elementos característicos do funk. O power trio tem outra particularidade: guitarrista e baixista revezam-se em seus instrumentos durante suas apresentações.

22h30 – DJ [MÚSICA]

23h – Shirley King [MÚSICA]
Filha do rei do blues B.B. King, ela só começou a cantar profissionalmente aos 41 anos, e gravou seu primeiro disco, “Jump Through My Keyhole”, em 1991. A própria Shirley define sua voz como uma mistura de Etta James e Tina Turner. Apesar da pressão de ser filha de quem é, Shirley foi recebida com euforia pela crítica e público.

26 de maio – domingo

0h – DJ Kri [MÚSICA]

0h30 – Lobão Elétrico Lino, Sexy & Brutal [MÚSICA]
No show “Lino, Sexy & Brutal” Lobão é acompanhado por Dudinha Lima (baixo), Armando Cardoso (bateria) e André Caccia Bava (guitarra). O show ganhou registro em DVD e CD com resultado sonoro mortífero e harmonioso. Entre as músicas do estão clássicos como O Rock Errou, Bambino, Canos Silenciosos, Vamos para o Espaço, Não Quero seu Perdão e vários outros hits.

15h – DJ Kri [MÚSICA]

15h30 – Carpet Flowers [MÚSICA]
Banda pós-punk arriscando melodias camp num cabaré psicodélico com decoração art nouveau cujo circuito interno de câmeras desemboca no céu e no inferno de um universo ateu. Essa foi uma das definições que o Carpet Flowers já ganhou. Irônico uso de clichês de rock e jazz, letras que vão do trágico ao frívolo, bases eletrônicas como elemento estrutural são ingredientes da receita sonora.

16h30 – DJ Kri [Música]

17h – Flávia Bittencourt [MÚSICA]
Após uma turnê pela Europa, Flavia Bittencourt traz o show do seu segundo álbum, “Todo Domingos”, uma releitura da obra do compositor pernambucano Dominguinhos. Seu timbre brejeiro, seguro e cativante dará vida nova a composições como “Lamento Sertanejo”, “Abri a Porta”, “De Volta pro Aconchego” e “Eu Só Quero um Xodó”.

18h – DJ Kri [MÚSICA]

18h30 – Gal Costa – Recanto [MÚSICA]
Em 2012, a cantora gravou Recanto, álbum só de composições inéditas de Caetano Veloso. Nele, Gal emoldura sua voz aos arranjos eletrônicos, ao funk e até ao rap. É neste contexto de ousadia que nasceu o show que Gal apresentará na Virada Cultural (com direção do próprio Caetano). Além do material novo, clássicos como “Baby” e “Força Estranha” também estão no repertório.

2º Pavilhão

25 de maio – sábado

18h – Projeto Guri – Orquestra infantil
No Projeto Guri cada novo integrante opta pelo aprendizado de um instrumento musical. Nas aulas são trabalhados os mais variados gêneros musicais, desde canções populares e músicas folclóricas a composições eruditas. Além do estudo da música ser desafiador, construtivo e prazeroso, a variedade de repertório mantém viva a raiz cultural da comunidade.

19h45 – Trio Regra Três – Apresentação musical
Lupa, Sizão e Bob são músicos renomados e talentosos. Integram ou já integraram importantes grupos da música brasileira. Encontraram-se no ‘Regra de Três’ para criar e executar composições baseadas no improviso e na música experimental; sempre atentos às referências rítmicas brasileiras e do Jazz tradicional ou contemporâneo.

20h – Parada Cosplay – Intervenção de rua

21h – Grupo Araúna – Apresentação musical – Cultura folclore
O Grupo Araúna surgiu dos encontros entre amigos e de conversas sobre o povo brasileiro e sua riqueza cultural. Pesquisando essa complexidade de ritmos e manifestações, o Araúna apresenta, por meio da música, da dança e da poesia algumas manifestações artísticas dessa riqueza cultural, como o Coco, Congo do Espírito Santo, Ijexá e Jongo, e também, canções de domínio público.

22h30 – Rock Seixas – Apresentação musical
A banda faz um tributo ao mestre Raul Seixas e relembra os principais sucessos da carreira do homem que marcou a música brasileira.

26 de maio – domingo

11h – Gente, Salve o Meio Ambiente – Cia Teatral Educativa – apresentação teatral infantil
Gente, Salve o Meio Ambiente – Cia Teatral Edicativa – apresentação de teatro infantil – A Companhia Teatral Educativa trabalha com peças teatrais voltadas à educação desde 2003. A companhia tem no corpo de prifissionais psicólogos, atores e técnicos que desenvolvem junto à Cooperativa Cultural Brasileira um trabalho que Zeca pelo comprometimento com o ser humano.

11h e 14 h- Cia Tão Distante – Intervenção de rua – com palhaços
Cia Tão Distante: A companhia realiza intervenções de rua com palhaços. Todas as apresentações são adaptadas ao público alvo.

12h30 – Marcelo, Marmelo, Martelo e Outras Histórias – Cia Paulista de Artes – apresentação teatral infantil
Marcelo Marmelo Martelo – Cia Paulista de Artes: Fundada em 1991, a Cia Paulista de Artes é filiada à Cooperativa Paulista de Teatro desde 2004. Em Jundiaí, tem público fiel e é reconhecida nacional e internacionalmente pela qualidade de seus espetáculos.

13h30 – Parada Cosplay – Intervenção de rua – com fantasias de quadrinhos e animação
Desfile de integrantes do grupo de desenhistas e simpatizantes que promovem eventos ligados ao tema, como o Jundcomics e o Ilustra-Parque e outros.

14h – Duetto Combinado e Banda – apresentação musical – MPB
Para quem ainda não conhece a banda, está aí uma grande oportunidade de ver um passeio musical desde o jazz e o blues até o samba e o axé. No repertório, a banda apresenta suas versões do melhor da MPB, da bossa e do pop nacional e internacional, em canções de Tom Jobim, Caetano Veloso, Chico Buarque, Gal Costa, Djavan, Adoniran Barbosa, Maria Gadú, Rita Lee, Nando Reis, Toquinho, Vanessa da Mata, Paralamas do Sucesso, Skank, Los Hermanos, Maroon 5, com pitadas de clássicos da música internacional como Beatles, Adele, Queen e Michael Jackson.

15h – Estações Brasileiras – apresentação musical – MPB
Um projeto pessoal em que busco retratar de formas variadas a situação atual das mais de cinco mil estações ferroviárias existentes ou que já existiram no Brasil. O projeto é amplo e tem como seu ponto de partida o site, que reunirá um importante banco de dados destinado a recompor na memória dos brasileiros a real importância deste meio de transporte, que já foi e ainda poderia ser um dos mais importantes do Brasil.

15h – Grupo F.A.N.S – Intervenção de rua – Do Vermelho

17h – Trio Serelepe – apresentação musical – forró pé de serra
Banda de forró, que promete colocar o público para dançar ao som de clássicos de canções consagradas do gênero. Resgata a boa música brasileira nordestina com releituras de Alceu Valença, Dominguinhos, Trio Virgulino, Luiz Gonzaga e outros.

Teatro Polytheama
Av. Barão de Jundiaí, 176 – Centro

25 de maio – sábado

18h – Abertura oficial com Grupo Ares – … Eu Passarinho [CIRCO]
Inspirado na poesia de Mário Quintana, o espetáculo …EU PASSARINHO é resultado da pesquisa em dança aérea que o Grupo ARES vem realizando desde 2007 sob direção de Monica Alla. Os intérpretes andam sobre fios, dançam nas alturas e transformam sentimentos em poesia cênica. Palavras de Mário Quintana como movimentos no ar.
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: livre

20h – Jongo Quilombolas do Tamandaré [CULTURA POPULAR]
Grupo formado por 25 pessoas que dançam o jongo, manifestação cultural de matriz Africana enraizada na comunidade há mais de 100 anos. O jongo era uma forma dos escravos das fazendas de café do Vale do Paraíba se divertirem quando a colheita do café chegava ao fim.
Duração:50 minutos.
Classificação indicativa: Livre
Na área externa em frente ao teatro

21h – Mesa 2 Produções – Maria Miss [TEATRO]
Adaptação inédita do conto “Esses Lopes” que relembra os 45 anos de morte do autor Guimarães Rosa e do lançamento do livro Tutaméia. Quando criança, Maria Miss, sertaneja sensível e sonhadora, teve a virgindade negociada pelos pais com uma família vizinha. Ela narra, por meio de lembranças, sua trajetória a partir do encontro com os irmãos Lopes.
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: 14 anos

26 de maio – domingo
11h – Grupo 59 de Teatro – O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá [TEATRO INFANTIL]
Da obra de Jorge Amado, a história do amor impossível entre um gato malhado e uma linda andorinha é narrada por um coletivo de atores que resgata a tradição dos contadores de histórias. Como únicos elementos cênicos, os artistas assumem personagens e narração, num jogo teatral lúdico e recheado de canções, que mescla humor e lirismo para contar uma história de amor.
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: livre

14h30 – Carroça de Mamulengos – Pano de Roda [TEATRO DE RUA]
Pano de Roda é um espetáculo inspirado em cenas tradicionais de palhaços brasileiros, conta a passagem de uma trupe circense por uma cidade do interior.
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: livre
Na área externa em frente ao teatro.

16h – Cisne Negro – Além da pele/ sábia/ cânticos místicos [DANÇA]
Considerada uma das melhores companhias contemporâneas do país, a Cisne Negro reúne a originalidade, a tradição e a preocupação de formar novas plateias, buscando públicos capazes de apreciar a inovação e a beleza. O grupo vai apresentar as premiadas coreografias “Além da Pele”, “Sábia” e “Cântos Misticos”.
Duração: 72 minutos
Classificação indicativa: livre

Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão
Av. Barão de Jundiaí, 762 – Centro

25 de maio – sábado

17h – Orquestra de Violeiros Terra da Uva – apresentação de viola caipira
Formada por 29 músicos, sendo eles violeiros, baixista e percussionista, sob a regência de Daniel Franciscão, a Orquestra teve seu nome escolhido em homenagem a cidade de Jundiaí-SP. Preza pela alta qualidade musical e arranjos diferenciados na execução de canções como Tocando em Frente, de Almir Sater; Romaria, de Renato Teixeira; Ave Maria, de Johann Sebastian Bach; Tema da Vitória, de Ms. Eduardo S. Neto; O Trenzinho Caipira, de Villa Lobos; Disparada, de Geraldo Vandré; Viola Enluarada, de Marcos e Paulo Sergio Vale, “Hino Nacional Brasileiro” e “Hino de Jundiai” e também outras canções do cancioneiro caipira tradicional.

18h – Alexandre Estevam – apresentação de hip-hop “Se liga aí”
O cantor e mestre de cerimônias Alexandre Estevam (o Alexandre Rê) apresenta seu trabalho que inclui músicas dançantes, parcerias gravadas com Gabriel Pensador e Emicida e muito bom astral.

19h20 Fredy Fevereiro – apresentação de Samba Jazz
O músico apresenta uma leitura própria do samba, incluindo nomes como Ary Barroso, com base na passagem em festivais de Montreuax, Paris e Barcelona e nas parcerias com Petch Calasans, Rodolfo de Neguinho e Cássio Soares.

20h30 – Clarina Fasanaro – show e musical com enfoque na Música Popular Brasileira
A violonista e cantora, com uma carreira que começou em bandas oitentistas como Escaravelhos e chegam a montagens coletivas como Mulheres da MPB, apresenta uma seleção brasileira.

21h40 – Grupo Moio – Nova MPB
Com quatro integrantes, a banda define a apresentação como uma experiência “intimista e especial” que vai mostrar um pouco do trabalho, das composições e das idéias de seus participantes.

22h50 R&B – Blues Trio blues
O grupo apresenta uma viagem pelo gênero com uma formação acústica especial para o evento.

26 de maio – domingo

10h – Rick & Kelly – apresentação teatral
A Companhia Rick & Kelly apresenta sua nova montagem com a tradição de muitos risos e ironias que marcaram sua trajetória de cultura popular.

11h – Banda São João Batista – apresentação musical
A tradicional banda resgata as manhãs musicais de domingo com uma apresentação de gala onde não faltam surpresas para os ouvintes como adaptações de diversos ritmos.

12h – Orquestra Jundiaiense de Viola Caipira – Viola Caipira e Preservação da Cultura de Raiz
Criada em Outubro de 2008, a Orquestra Jundiaiense de Viola Caipira. (O.J.V.C.) tem como seu principal objetivo tocar viola caipira e preservar a cultura de raiz intimamente ligada ao instrumento. Possui uma escola permanente de formação de violeiros, e vem se apresentando em várias cidades do Brasil, em séries culturais promovidas por entidades públicas e privadas.

13h – Tambores de Inkice – apresentação de Maracatu e estilos musicais representantes da cultura africana
O grupo apresenta a sonoridade de um grande grupo de tambores para ritmos como o maracatu e outros estilos relacionados com a matriz da cultura africana.

14h – Marakbeça – apresentação musical inspirada no movimento Manguebeat
A banda apresenta uma sonoridade inspirada no movimento surgido em Pernambuco na década de 90 e que gerou grupos como Chico Science & Nação Zumbi, Mundo Livre S/A e outros.

15h – Limão Brasil – apresentação musical
A banda Limão Brasil, do vocalista Nando Br, mostra uma MPB com temperos de samba rock.

16h – Brazil in Conserto – apresentação musical
A banda Limão Brasil, do vocalista Nando Br, mostra uma MPB com temperos de samba rock.

17h – Patrulha Noturna – apresentação musical
O grupo que tem excursionado por diversas cidades do país apresenta uma seleção de grandes clássicos do rock´n roll e algumas composições próprias.

*A Trupe Pling! (apresentação de intervenções teatrais) fará breves apresentações entre os shows
O grupo mistura teatro e circo na intervenção que agrada a todos os públicos em doses de humor, de improviso e de integração coletiva

Museu da Energia
Av. Barão de Jundiaí, 202 – Centro

Dia 25 de maio – sábado

Das 18h às 19h: lançamento do Curta Metragem “Expressão Urbana”, seguido de bate-papo com a Diretora do filme, Manu Serra
(Curta Metragem, documentário, 2012, Brasil, 30 min, Manu Serra)

Das 19h15 às 22h: exibição do filme “O Som ao Redor”, seguida de conversa com o produtor de lançamento, Ibirá Machado
(Longa metragem, ficção, 2012, Brasil, 131 mim, Kleber Mendonça Filho)

Das 22h10 à meia-noite: exibição do filme “Vou Rifar meu Coração”
(longa metragem, documentário, 2010, Brasil, 78 min, Ana Rieper)

Programação musical
Virad’abilly: o público do museu será convidado a dançar ao som de muito rockabilly, com banda e dançarinos.

Programação especial
Das 18h às 22h: visitas monitoradas noturnas pelos espaços expositivos do Museu, de 1 em 1 hora. (Última visita com início às 21h)

26 de maio – domingo

Programação de cinema
Das 10h às 12h30: oficina de contação de histórias e produção de vídeo para crianças
Das 14h às 16h: exibição do filme “Garoto Cósmico”, seguida de bate-papo (longa metragem, animação, 2007, Brasil, 76 min, Ale Abreu)

Centro das Artes
Av. Barão de Jundiaí, 1093 – Centro

25 de maio – sábado

9h – Confecção de Máscaras (oficina)

26 de maio – domingo

9h30 Confecção de Máscaras (oficina)
13h Confecção de Máscaras (oficina)
16h30 Confecção de Máscaras (oficina)


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/05/21/virada-cultural-paulista-2013/
Leia mais sobre ,