Boff fala sobre desenvolvimento sustentável

Publicada em 22/05/2013 às 16:41

O alerta de que o “desenvolvimento sustentável” ainda é pouco diante dos atuais riscos de destruição para o sistema de vida (e do próprio ser humano) foi o eixo da palestra que o teólogo e escritor Leonardo Boff apresentou em Jundiaí, na noite de terça-feira (21), abrindo um grande ciclo de eventos relacionados ao tema que segue até o fim de junho.

“O desenvolvimento ainda é pensado em termos de crescimento da economia e o que precisamos é mudar essa maneira de fazer as coisas. De acordo com Edmund Wilson, que criou o termo biodiversidade, estamos perdendo de 70 a 150 mil espécies vivas por ano e isso tem a ver também com a mudança climática. A sustentabilidade inclui o respeito ao planeta”, explicou.

Mais
Agricultura fará ação para recolher embalagens vazias

Produtores conhecem técnicas para plantio
Prefeitura promove Mês do Meio Ambiente

O auditório da Unianchieta ficou lotado

O auditório da Unianchieta ficou lotado

Um dos articuladores da Carta da Terra, documento civil da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92), Boff foi convidado pelo Senac Jundiaí para seu 2º Seminário de Liderança Sustentável em evento que lotou o anfiteatro do Centro Universitário Anchieta.

Para o educador José Renato Polli, da Secretaria de Educação, o apoio ao evento está ligado com o fórum de educação ambiental que será dinamizado no segundo semestre em parceria com outras secretarias. “A Carta da Terra é uma das referências a serem usadas”, afirmou.

Além das espécies vivas que formam os biomas e ecossistemas, Boff abordou ainda a perda de variedade agrícola. “Temos apenas três empresas controlando as sementes no mundo. A vida não pode ser uma mercadoria, mas tudo está sendo tratado assim, desde o sexo até a Santíssima Trindade”, afirmou em um dos momentos mais contundentes. E ressaltou que a genética apenas mostrou que toda a vida no mundo tem origem nos mesmos elementos básicos.

Leonardo Boff: “Precisamos mudar essa maneira de fazer as coisas”

Leonardo Boff: “Precisamos mudar essa maneira de fazer as coisas”

“A ciência comprovou que, na comunidade da vida, somos todos irmãos”, afirmou em uma clara alusão a São Francisco de Assis, da sua linha teológica. E chamou de única esperança a soma de ações individuais e comunitárias de transformação que, juntas, podem promover um “salto quântico” que mude a rota em que todos estão envolvidos.

Tema
Para a coordenação do Senac Jundiaí, a escolha do palestrante foi uma mobilização orientada depois que procuraram o empresário Ricardo Young, um dos fundadores do Instituto Ethos de Responsabilidade Empresarial. “Ele nos disse que nesse tema o melhor nome era o Boff. Agora ele abre uma semana em que vamos trabalhar bastante com isso em nossos cursos”, contou Fausto Gentili.

O evento teve ainda o co-patrocínio da Fundação Cintra Gordinho e apoio das secretarias municipais de Educação e de Cultura, da Rede Social Jundiaí, da Unianchieta e da Millian.

Programação
A programação do Mês do Meio Ambiente, organizado pela Prefeitura de Jundiaí, prossegue neste sábado (25), com a Conferência das Cidades, no auditório da Faculdade Anhanguera. O destaque é a palestra do arquiteto Araken Martinho e do secretário de Habitação de Osasco, Sérgio Gonçalves.

Leia mais sobre o assunto:

Carta da Terra
350 PPM
Confira a programação do Mês do Meio Ambiente

Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/05/22/leonardo-boff-fala-sobre-desenvolvimento-sustentavel/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original