Vacinação contra gripe chega a 77,3% na cidade

Publicada em 23/05/2013 às 19:44

A meta de imunização de 80% dos grupos de risco em Jundiaí, buscada pela Prefeitura de Jundiaí com a prorrogação da campanha até a próxima quarta-feira (29), está bastante próxima de ser atingida. De acordo com o novo levantamento parcial da Vigilância Epidemiológica, os números até quarta-feira (23) chegaram na média geral a 77,3% com 48.414 pessoas vacinadas.

“É uma resposta importante da comunidade diante do susto que tivemos com três óbitos de pacientes com doenças crônicas. Neste ano tivemos uma antecipação do problema e a estratégia nacional é buscar essa defesa”, afirma o secretário de Saúde, Cláudio Miranda.

Um alerta especial está sendo feito para as mulheres gestantes, que atingiram apenas 62,8% do total estimado. Tanto crianças de 6 meses a 2 anos incompletos (79,9%) como idosos acima de 60 anos (77,8%) já estavam perto da meta – que estima-se ser sida atingida nesta sexta-feira (24).

O número de puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias), em 726, foi maior que o estimado e resultou em 108,42%. Para portadores de doenças crônicas, a vacina deve ter prescrição médica.

Balanço – Em Jundiaí, foram três óbitos confirmados por H1N1 e outros quatro casos internados e em tratamento até o momento. Existem ainda outras internações por SRG (síndrome respiratória grave), que acontece no inverno, mas sem confirmação de estarem relacionadas com esse tipo de vírus ou por variantes do influenza.

Até a próxima quarta-feira (29), a vacinação dos grupos de risco acontece nos dias úteis em toda a rede de 36 unidades de saúde (UBS e PSF) de Jundiaí das 8 às 17 horas. Nos sábado (25) um plantão acontece na UBS Central, na rua Jorge Zolner, 201, para atender moradores desses grupos de risco que não tiveram tempo durante a semana.

Por José Arnaldo de Oliveira
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/05/23/vacinacao-contra-gripe-chega-773/
Leia mais sobre