Conselho da Criança fortalece ações com parceria da Prefeitura
Publicada em 24/05/2013 às 16:28O CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente) iniciou sua nova gestão neste ano, estruturando os projetos a partir do diagnóstico sobre a situação da criança e do adolescente, elaborado ano passado. Durante reunião nesta sexta-feira (24), o grupo deu andamento às ações que serão efetivadas.
“Foram identificados alguns pontos críticos, como a drogadição (envolvimento com drogas), gravidez na adolescência, abrigamento e falta de vagas em equipamentos públicos, como creches. Iremos atuar em parceria com o governo municipal por meio de investimentos. Para este ano, estamos finalizando a agenda de eventos e ações que vão abordar estes problemas”, afirma Claudia Tofoli Honório, presidente do conselho.
O conselho conta com 20 membros (10 do poder público e 10 da sociedade civil) e é responsável por gerir o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente – formado pela destinação de recursos de pessoas físicas e jurídicas através do Imposto de Renda, por exemplo.
“Ao elaborar o modelo completo da declaração do imposto calculado até o dia 31 de dezembro, o cidadão pode destinar 6% para o conselho. Se a declaração ocorrer até o final de abril, a destinação pode ser de 3%. Muitos profissionais desconhecem esta possibilidade e outros ainda têm receio de cair na malha fina, o que não acontece”, explica Valdir Segato, delegado do CRC (Conselho Regional de Contabilidade).
Edital
O grupo está trabalhando na redação do edital que vai possibilitar que entidades da cidade com atuação nesta área possam enviar projetos de trabalho e receber investimentos com recursos do fundo. “As entidades devem atuar em Jundiaí com cadastro no CMDCA. O edital será aberto ainda este ano e a liberação de recursos será para 2014.”
Enapa
O conselho participa do Enapa (Encontro Nacional de Grupos de Apoio à Adoção) de Jundiaí, que acontece na próxima quinta (30) e se estende até 1º de junho, no Clube Jundiaiense (sede de campo). O evento tem o objetivo de organizar e fortalecer as ações em torno do tema adoção, por meio dos grupos de todo o País, contribuições para a legislação, enfrentamentos na mídia para defender a convivência familiar adotiva e dirimir preconceitos.
Por Flávia Alves
Fotos: Cleber de Almeida
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
15/12/2024
Prêmios e parcerias ajudam alavancar os índices de desempenho da Educação de Jundiaí
-
14/12/2024
Prefeitura entrega o CIES e potencializa a segurança municipal
Baixe as fotos desta notícia na resolução original