Conferência Municipal elabora 120 projetos

Publicada em 27/05/2013 às 19:54

Com ampla participação da sociedade civil organizada e do poder público municipal, a 4º Conferência Municipal das Cidades, realizada sábado (25), elaborou 120 projetos para Jundiaí nas áreas de planejamento e habitação, saneamento e meio ambiente e transporte e mobilidade. A conferência também elegeu os 22 delegados que vão representar Jundiaí na Conferência Estadual, que será realizada em setembro.

Mais
Secretário confirma Trem Expresso Jundiaí-São Paulo

Conferência teve ampla participação da sociedade civil e do poder público

Conferência teve ampla participação da sociedade civil e do poder público

Agora, a Secretaria de Planejamento, responsável por chamar a conferência, tem 10 dias para compilar o material e preparar o documento oficial que será apresentado na Conferência Estadual.

“Surgiram propostas consistentes, de onde é possível tirar material legítimo do que os cidadãos pensam e querem para a cidade”, destacou a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti.

A secretária também destacou a grande participação popular na conferência deste ano, lembrando que ano passado a conferência foi chamada pela sociedade civil e no ano anterior não foi realizada porque não houve chamamento. “A conferência é muito importante para a cidade. Esse material produzido é usado, em todos os níveis, municipal, estadual e federal, para a elaboração de políticas públicas.”

Uma das propostas discutidas durante a conferência foi a criação do Conselho da Cidade. “Toda a cidade que tem esse conselho poderá participar do Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano, um programa do Governo Federal que vai destinar verbas para infraestrutura, regularização fundiária, entre outros projetos voltados para o desenvolvimento urbano”, comentou Daniela.


Diretrizes

O prefeito Pedro Bigardi participou da abertura da conferência, na manhã de sábado, e falou da importância desse tipo de movimentação. “As conferências são um acerto grande do Governo Federal, porque a partir delas o governo começou a estruturar várias áreas. A saúde e a educação, por exemplo, já têm políticas bastante estruturadas. Mas outras, como o planejamento, não têm”, lembrou. “Aqui é o espaço que temos para discutir o planejamento da cidade, como desenvolver um crescimento estruturado.”

A secretária de Planejamento, Daniela da Camara Sutti

A secretária de Planejamento, Daniela da Camara Sutti

Bigardi também destacou a questão da mobilidade urbana, um dos temas debatidos, segundo ele, “o maior desafio das cidades médias e grandes”, além de meio ambiente, habitação e acessibilidade.

“Esta conferência talvez seja a mais complexa, porque envolve muitos temas que estão avançando na cidade. Espero que possamos tirar daqui elementos para estruturar ainda melhor as diretrizes do poder público.”

Além da participação de diversas ONGs, entidades, sindicatos, associações de bairros, empresários e outros segmentos da sociedade civil, participaram da conferência os secretários José Carlos Pires (Casa Civil), Paulo Galvão (Finanças), Cláudio Miranda (Saúde), Marilena Negro (Assistência Social), José Roberto Aprillanti Júnior (Obras), Marcelo Lo Mônaco (Escola de Governo) e Tércio Marinho (Cultura), além do responsável pela Defesa Civil de Jundiaí, Eduardo Luiz Carbonari, os diretores Regina Romão (Trânsito), Wilson Folgozi (Transportes), Lázaro Ribeiro (Fumas), Tatiana Reis Pimenta (Fumas), Lucelena Rodrigues (Fumas) e Flávio Gramolelli (Meio Ambiente); os vereadores Rafael Purgato, Celso Arantes, Paulo Malerba e José Dias.

A Conferência das Cidades foi realizada no auditório da Faculdade Anhanguera e contou ainda com as palestras do arquiteto Araken Martinho, sobre “Reforma Urbana e Cidade”, e do secretário de Habitação de Osasco, Ségio Gonçalves, sobre “Fundos Municipais e Experiência da Habitação em Osasco”.

Por Niza Souza
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/05/27/conferencia-municipal-das-cidades-elabora-120-projetos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original