Profissionais recebem orientação para criação de espaços lúdicos
Publicada em 27/05/2013 às 18:13A Fundação Maria Cecília Souto Vidigal realizou, quinta-feira (23), a 1ª Supervisão de Implantação de Espaços Lúdicos para os profissionais que atuam em locais públicos, das áreas da saúde, educação e assistência social. A atividade aconteceu por meio da atuação do Comitê Técnico Municipal do Projeto Intersetorial do Desenvolvimento Infantil, que promove em Jundiaí ações intersetoriais a favor do desenvolvimento infantil.
“O grande mistério é enriquecer a mente das crianças com uma variedade de objetos que possam explorar todos os sentidos. As experiências sensoriais ajudam as crianças a conhecer o mundo”, explica Iraci Saviani, consultora da fundação.
O ser humano precisa do lazer, de entretenimento, recreação, do lúdico e do criativo para se desenvolver na totalidade, assumindo os sentimentos, pensamentos, potencialidades e fragilidades. Atividades em áreas como esportes, artes e cultura podem ser úteis para todas as idades.
“Um pequeno espaço pode ser transformado em lúdico, sendo fechado ou aberto, para que a criança possa brincar. Hoje em dia, já vemos crianças estressadas que precisam reaprender a brincar, porque está faltando recreação”, afirma Iraci.
Segundo ela, a família deve interagir com a criança durante as brincadeiras pela interação entre a família, fortalecendo o conhecimento da importância do brincar. “Os profissionais devem fazer um levantamento das possibilidades para a criação de espaços no município”, completa.
Hospital Universitário
Patrícia Nivoloni apresentou a biblioteca criada no hospital com a ajuda de parcerias, que atende às necessidades lúdicas e afetivas das crianças, preparando-as para novas situações, diminuindo as tensões provocadas pelo ambiente, preservando a saúde emocional, dando continuidade ao processo de estimulação e desenvolvimento por meio de um ambiente favorável que facilita, inclusive, o tratamento médico.
“Temos uma brinquedoteca e também levamos os brinquedos para os que não podem sair da cama. Além disso, temos um espaço externo com brincadeiras e um pomar”, explica Patrícia.
Por Flávia Alves
Fotos: Alessandro Rosman
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original