Profissionais recebem orientação para criação de espaços lúdicos

Publicada em 27/05/2013 às 18:13

A Fundação Maria Cecília Souto Vidigal realizou, quinta-feira (23), a 1ª Supervisão de Implantação de Espaços Lúdicos para os profissionais que atuam em locais públicos, das áreas da saúde, educação e assistência social. A atividade aconteceu por meio da atuação do Comitê Técnico Municipal do Projeto Intersetorial do Desenvolvimento Infantil, que promove em Jundiaí ações intersetoriais a favor do desenvolvimento infantil.

“O grande mistério é enriquecer a mente das crianças com uma variedade de objetos que possam explorar todos os sentidos. As experiências sensoriais ajudam as crianças a conhecer o mundo”, explica Iraci Saviani, consultora da fundação.

Profissionais vão criar espaços lúdicos nos equipamentos públicos de Jundiaí

Profissionais vão criar espaços lúdicos nos equipamentos públicos de Jundiaí

O ser humano precisa do lazer, de entretenimento, recreação, do lúdico e do criativo para se desenvolver na totalidade, assumindo os sentimentos, pensamentos, potencialidades e fragilidades. Atividades em áreas como esportes, artes e cultura podem ser úteis para todas as idades.

“Um pequeno espaço pode ser transformado em lúdico, sendo fechado ou aberto, para que a criança possa brincar. Hoje em dia, já vemos crianças estressadas que precisam reaprender a brincar, porque está faltando recreação”, afirma Iraci.

Segundo ela, a família deve interagir com a criança durante as brincadeiras pela interação entre a família, fortalecendo o conhecimento da importância do brincar. “Os profissionais devem fazer um levantamento das possibilidades para a criação de espaços no município”, completa.

Hospital Universitário
Patrícia Nivoloni apresentou a biblioteca criada no hospital com a ajuda de parcerias, que atende às necessidades lúdicas e afetivas das crianças, preparando-as para novas situações, diminuindo as tensões provocadas pelo ambiente, preservando a saúde emocional, dando continuidade ao processo de estimulação e desenvolvimento por meio de um ambiente favorável que facilita, inclusive, o tratamento médico.

“Temos uma brinquedoteca e também levamos os brinquedos para os que não podem sair da cama. Além disso, temos um espaço externo com brincadeiras e um pomar”, explica Patrícia.

Por Flávia Alves
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/05/27/profissionais-recebem-orientacao-para-criacao-de-espacos-ludicos/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original