Campanha contra a gripe termina nesta quarta (29)

Publicada em 28/05/2013 às 18:48

Termina nesta quarta-feira (29) o prazo prorrogado da campanha de vacinação contra a gripe influenza em Jundiaí, acompanhando o calendário do Estado de São Paulo. E os integrantes dos grupos de risco estão na mira para a chegada à meta de cobertura de 80% do público alvo, com toda a rede de 36 unidades de saúde (UBS e PSF) atendendo das 8h às 17h todos os integrantes destes grupos.

Vacinação é a prevenção contra a doença

Vacinação é a prevenção contra a doença

“É o momento de mais uma conquista da comunidade, garantindo a prevenção contra a gripe e o vírus H1N1”, afirma o secretário de Saúde, Cláudio Miranda.

No município ocorreram, no mês de maio, quatro óbitos confirmados por essa variedade (também chamada de gripe A ou gripe suína). Todos eles envolveram pacientes de doenças graves com imunodepressão. Nenhum havia tomado a vacina.

Os novos números serão divulgados nesta quarta (29) pela Vigilância Epidemiológica, mas a atualização do relatório do dia 24 mostra que em outros quatro casos internados aconteceram três recuperações com alta.

A expectativa é de que, nos grupos de crianças de 6 meses a 2 anos incompletos e de idosos acima de 60 anos, o índice ultrapasse a meta 80% de imunização. No último relatório estavam em 79,9% e 77,8%, respectivamente. As mulheres puérperas, que deram à luz recentemente, haviam ultrapassado a meta de 100% de cobertura do público estimado para a vacinação.

Gestantes
“Em todo o Estado de São Paulo houve um porcentual mais baixo das mulheres gestantes, ainda relutantes sobre a vacina”, explica a enfermeira Maria do Carmo Possidente, do setor de Vigilância da Secretaria de Saúde. No último relatório, estavam em apenas 62,8% de imunização no público estimado. Esse grupo puxava a meta geral para apenas 77,3% do esperado.

A Secretaria de Saúde alerta para que, independentemente da causa pelo vírus H1N1 ou outra variedade gripal, os sintomas de SRG (síndrome respiratória grave) devem levar o paciente imediatamente aos serviços de apoio.

Por José Arnaldo de Oliveira
Foto: PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/05/28/campanha-contra-a-gripe-termina-nesta-quarta-29/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original