Fogos de artifício: comércio só em estabelecimentos formalizados

Publicada em 28/05/2013 às 16:26

A legislação municipal é clara: comércio de fogos de artifício só é permitido em estabelecimentos legalizados que cumpram as exigências – que não são poucas – para desenvolver este tipo de atividade. Em outras palavras, se alguém estiver com a ideia de aproveitar a garagem ou algum cômodo vazio da casa para explorar a venda de fogos no período das festas juninas, pode esquecer. A prefeitura não concederá nenhum tipo de autorização a título precário.

Mais
Conferência Municipal elabora 120 projetos

Luiz Henrique: “Exigências desestimulam quem não quer se estabelecer regularmente”

Luiz Henrique: “Exigências desestimulam quem não quer se estabelecer regularmente”

Jundiaí possui alguns estabelecimentos tradicionais que comercializam fogos de artifício durante todo o ano. Mesmo no caso deles, a lei os obriga a periodicamente fazer a comprovação de que continua atendendo todas as exigências, seja na questão dos documentos ou no que diz respeito às características físicas do imóvel utilizado para este fim.

De acordo com Luiz Henrique Mendonça, diretor de Receita da Secretaria de Finanças, conseguir um alvará para explorar essa atividade é muito difícil e não depende exclusivamente da prefeitura. “A construção deve estar legalizada, com Habite-se e ainda atender a outras exigências, como os documentos expedidos por outros órgãos, como o próprio Corpo de Bombeiros”, explica Mendonça.

Atualização das normas

Em dezembro de 2014, foi sancionada a lei 7.789, que altera alguns parágrafos da lei 4.570, de 1995, para dar novas providências ao que diz respeito ao comércio de fogos.

Uma das alterações é com relação à venda de fogos para menores, o que é expressamente proibido, sob pena de sanções que vão de multa a detenção de quem viola a lei. Além de tudo, mesmo estando regularmente estabelecido, o local autorizado a comercializar fogos deve afixar em local visível um aviso ao público onde conste o seguinte texto: “É expressamente proibida a venda de fogos de artifícios a menores de 18 anos, nos termos do transcrito artigo 244 da Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente)”. Isso tudo, segundo Mendonça, desestimula a prática clandestina da venda de fogos.

Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/05/28/fogos-de-artificio-comercio-so-em-estabelecimentos-formalizados/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original