Saúde realiza ações contra tabagismo
Publicada em 28/05/2013 às 10:30O número de fumantes no Brasil é mais baixo do que há 20 anos. Hoje, 15% da população é de fumantes. Segundo dados do Ministério da Saúde, esse índice já foi de 35%. Apesar de as estatísticas serem positivas, as ações contra o tabagismo continuam cada vez mais ativas.
Mais
Caminhada da Qualidade de Vida é um sucesso
No Dia do Desafio, Jundiaí encara gaúchos
Supervisão confirma apoio a casos de gravidez na adolescência
“Os dados mostram que as políticas públicas de controle de tabagismo têm tido sucesso. Desde a legislação, até as campanhas de divulgação dos malefícios do cigarro”, ressaltou o médico Carlos Henrique Costa, coordenador do Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista.
Uma das ações foi realizada na praça Joaquim Soares Lemos, na Vila Hortolândia. Os fumantes que passaram por lá puderam participar de dois testes: o primeiro que mede a capacidade respiratória e o outro da dosagem carboximetro, que determina a dosagem de monóxido de carbono no pulmão.
O médico Antonio de Pádua Pacheco, que também é vereador e presidente da Comissão de Saúde da Câmara, explicou que o monóxido de carbono é um dos grandes vilões da fumaça do cigarro, responsável por doenças como infarto, derrame e trombose. “Ele atua no sistema vascular, nas veias e artérias, promovendo o fechamento delas.”
AjudaAlém de fazer o teste, os fumantes responderam a um questionário que mostra o nível de dependência. Aqueles que mostram interesse em parar de fumar foram encaminhados para o programa. “Só aqui na Vila Hortolândia, mais de 20 tabagistas se inscreveram no programa”, destacou Carlos Costa.
Houve também ações no Parque Botânico Eloy Chaves, em atuação conjunta das Unidades Básicas de Saúde do Eloy e do Fazenda Grande, onde os interessados puderam verificar a glicemia capilar e a pressão arterial, além de receber orientação sobre o tabagismo.
O Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista funciona desde 2007 e já passaram por ele cerca de 2 mil pessoas. No momento, segundo o coordenador Carlos, o índice de sucesso é de 70%.
Por Niza Souza
Fotos: Cleber de Almeida
-
03/03/2025
Jundiaí avança na construção do Plano de Políticas Públicas para Mulheres
-
23/02/2025
Jundiaí como referência: CEREST recebe comitiva da Bahia para troca de experiências em saúde do trabalhador
-
21/02/2025
Prefeitura de Jundiaí recebe emenda parlamentar de R$ 300 mil para investimentos na saúde
-
22/01/2025
Altas temperaturas ligam alerta para cuidados redobrados com a saúde
Baixe as fotos desta notícia na resolução original