Jundiaí atinge meta da vacinação contra gripe

Publicada em 29/05/2013 às 18:38

Com um dia excepcionalmente movimentado nas unidades de saúde, Jundiaí encerrou nesta quarta-feira (29) a campanha de vacinação contra a gripe influenza e ultrapassou a meta buscada desde o dia 15 de abril. O balanço divulgado pela Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde, foi de 51.672 pessoas vacinadas ou 81,9% do público alvo.

Mais
Encontro dá continuidade ao projeto Rede Cegonha

“Conseguimos atingir a meta esperada em todos os grupos de risco, com exceção das gestantes e teremos ainda ações neste sentido. Mas a adesão da comunidade novamente foi um marco importante para garantirmos a saúde coletiva”, afirmou o secretário Cláudio Miranda, da Saúde.

Entre os idosos acima de 60 anos, as vacinas chegaram a 41.182 (81,8% do público estimado) e entre as crianças de 6 meses a 2 anos incompletos atingiram 6.904 (85,9% do público estimado). As mulheres puérperas, que deram à luz recentemente, chegaram a 789 pessoas vacinas e ultrapassaram o público estimado inicialmente (117,8%).

Gestantes
As mulheres gestantes, mais refratárias à vacina, chegaram a 2.797 ou 69,6% do total. “Essa foi uma tendência deste ano em todo o Estado de São Paulo”, observa a enfermeira Maria do Carmo Possidente.

Por conta deste fato, haverá um novo esforço na rede municipal de saúde entre a segunda-feira (3) e o sábado (8) para tentar ampliar a imunização desse grupo. Com isso, outros integrantes dos demais grupos e também portadores de doenças crônicas ou graves com receita médica ainda devem ser vacinados na próxima semana.

Óbitos
Em maio foram quatro óbitos confirmados em Jundiaí com o vírus H1N1. Todos possuíam doenças crônicas ou graves e não haviam tomado a vacina. Outros quatro casos foram confirmados em internações, mas três deles tiveram alta até quarta-feira (29) com recuperação plena. Outro caso seguia internado até o último boletim da campanha nessa data.


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/05/29/jundiai-atinge-meta-da-vacinacao-contra-gripe/
Leia mais sobre