Prefeitura recolhe embalagens de agrotóxicos

Publicada em 29/05/2013 às 18:08

O velho hábito de queimar as embalagens de agrotóxicos ficou no passado no sítio do agricultor Ariovaldo Thomazetto, que produz caqui e pêssego numa propriedade localizada no Traviú. Nesta quarta-feira (29), ele foi um dos 20 produtores rurais da cidade que participaram da ação da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo para o recolhimento destas embalagens que serão recicladas. Foram recolhidas quase 2 mil embalagens.

Mais
Programação prossegue segunda com mostra Arte Eco

Secretaria finaliza drenagem na estrada do Paiol
Mostra de Dança de Jundiaí movimenta o feriado

Equipe da Secretaria de Agricultura orientou os produtores

Equipe da Secretaria de Agricultura orientou os produtores

A iniciativa, realizada no bairro do Poste, tem como objetivo eliminar o risco de contaminação que este tipo de material pode causar, tanto ao meio ambiente quanto à saúde dos trabalhadores rurais. “É o terceiro ano que participo desta ação. Faço todo o processo de lavagem conforme a orientação, guardo as embalagens e entrego aqui uma vez por ano. Antes disso, quando não tinha a coleta, a gente queimava. Essa ação é muito importante”, diz Thomazetto.

A agrônoma Marcela Filipini, diretora de Agricultura, explica que o posto de recolhimento mais próximo fica em Valinhos. “Esta ação ajuda os produtores de Jundiaí e da região a fazerem o descarte das embalagens corretamente.”

Foram arrecadadas cerca de 2 mil embalagens

Foram arrecadadas cerca de 2 mil embalagens

Segundo Marcela, antes do descarte é preciso fazer alguns procedimentos, como a tríplice lavagem das embalagens rígidas. “A gente dá toda a orientação para o agricultor, por exemplo, como fazer a lavagem, o furo embaixo para que não seja reutilizada, até a separação por tamanho.”

Índice
Todo o material recolhido é encaminhado para a Adiesp, de Valinhos, a única empresa na região que faz esse tipo de coleta. Conforme o representante da empresa, Rogério Lona, a Adiaesp atende 15 cidades da região. Ele estima que 80% das embalagens de agrotóxicos usadas, atualmente, são recicladas. “O agricultor está se conscientizando. Há uns 5 anos, esse índice era de pouco mais de 30%”, diz.

Rogério Lona explica que as embalagens recolhidas são enviadas para outra unidade da empresa, que fica em Piedade, onde todo o material é prensado. Depois, segue para fábrica em Louveira, onde é feita a trituração e reciclagem. Ou seja, as embalagens usadas viram novas.

A próxima ação da Secretaria de Agricultura para o recolhimento de embalagem está prevista para novembro. O local ainda não foi escolhido.

Por Niza Souza
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/05/29/prefeitura-recolhe-embalagens-de-agrotoxicos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original