9ª Olimpíada de Redação já recebe inscrições

Publicada em 23/05/2013 às 15:59

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Educação e Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot, recebe, até o dia 30 de agosto, as inscrições para a 9ª Olimpíada de Redação, que devem ser feitas exclusivamente por meio deste site.

Mais
Faça sua inscrição
Acompanhe sua inscrição
Fatec oferece 240 vagas em cinco cursos

A Olimpíada é aberta a todos interessados que moram em Jundiaí e região

A Olimpíada é aberta a todos interessados que moram em Jundiaí e região

O edital 001/2013, que trata 9ª Olimpíada de Redação, foi publicado na página 18 da Imprensa Oficial de 10 de maio.

A Olimpíada é aberta a todos interessados que moram em Jundiaí e região. Este ano, a novidade do evento é que todas as inscrições serão feitas pela internet. O tema central é: É hora de celebrar a vida. “Mais do que máquinas, precisamos de humanidade.” (Charles Chaplin) Cada categoria tem um subtema que deve ser desenvolvido a partir do tema central.

Para a categoria pré-mirim (de 6 a 7 anos), o tema é “Se um pinguinho de tinta / cai num pedacinho azul de papel/ num instante imagino / uma linda gaivota a voar no céu/ …vou com ela”. Neste trecho da música que Toquinho interpreta, existe a gaivota que convida você, amiguinho, para voar com ela… para onde? Para um lugar encantado. Um lugar de liberdade. Conte uma história para o tema : “A cidade que não tinha portas, nem brigas, nem medos”. Como seria este lugar? Você acha que pode existir um dia?

Na categoria mirim (de 8 a 10 anos), o tema é Nietzsche diz “A criança é livre. Ela é, por natureza, artista. Ao buscar, ela cria e recria, constrói e destrói, pinta e apaga.” Então, vamos criar: faça uma história (narração e descrição) que traga no “Era uma vez um reino onde as pessoas precisavam convencer o rei a ser feliz.” Como será que elas fariam isso? Pois se o rei ficasse feliz, haveria muitas festas, alegria e felicidade para todo o povo.

Já a Categoria infantil (de 11 a 14 anos), o tema é “Eis o meu segredo: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos”. De acordo com esta afirmativa contida no livro “O pequeno príncipe” de Exupery, construa uma narrativa onde você coloque uma experiência de amizade, de solidariedade, onde por algum motivo, você tenha oferecido seu carinho, sua atenção a alguém.

A categoria juvenil (de 15 a 17 anos) traz como tema “A busca constante por algo novo, seja na vida profissional como na particular, a ansiedade que advém das competições que a vida impõe nesta fase, trazem, muitas vezes, um cansaço em relação aos ideais. Transfira esta situação, numa dissertação com o seguinte tema: “Sente-se uma insatisfação, sobretudo dos jovens, perante um mundo que já não oferece nada, só vende.”(José Saramago)

Para a categoria adulto (acima de 18 anos), o tema é “O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos… pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que máquinas precisamos de humanidade. Mais do que inteligência precisamos de afeição e doçura. Sem estas virtudes a vida será de violência e tudo será perdido.” Com base neste texto de Charles Chaplin, no discurso do filme “O Grande Ditador”, elabore uma dissertação onde sejam exaltados os sentimentos humanos em favor de um mundo melhor.


Por Rosana Pagano
Fotos: divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/05/23/9a-olimpiada-de-redacao-tera-abertura-oficial-nesta-sexta-feira-24/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original