Crianças viajam pelo mundo do saber

Publicada em 03/05/2013 às 20:01

Uma turma de aproximadamente 90 alunos da EMEB Ivo de Bona, da região do Almerinda Chaves, tomou conta da Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot, no início da tarde desta quinta-feira (2). Com idade entre 5 e 6 anos, chegaram em clima de festa, esbanjando animação. Logo após a entrada, todos foram igualmente silenciando à medida que os olhinhos iam descobrindo as muitas novidades do lugar.

Mais
Biblioteca tem programação recheada em maio

Agenda Cultural de Jundiaí para maio

Em fila indiana, foram divididos em quatro grupos. Na programação dessa turma, muitas brincadeiras, histórias e descobertas, tudo regado a doses generosas de conhecimento. De cara, um passeio pelos 2,6 mil m² da nova biblioteca. Depois, todos interagem com o espaço por meio de brinquedos e livros infantis, em uma área colorida e bem arrumada, preparada especialmente para os pequenos.

Durante a contação de história, o “faz de conta” vira verdade

Mais um tempo depois, já totalmente ambientados, a meninada sobe uma rampa e segue em direção ao anfiteatro, com capacidade para 90 pessoas sentadas. Lá, parecem entrar em uma sessão de puro hipnotismo, comandada pela supervisora Joyce Surian. A educadora, de um modo muito particular, conta a história do “Lobo e os 7 Cabritinhos”. Assim, durante os 20 minutos seguintes, o mundo do “faz de conta” se confunde com o mundo real; tudo pode ser possível naquele ambiente de pura magia: um ralador de queijo transforma-se em um lobo ameaçador; um pequeno sachê assume o papel de mamãe cabra; algodões em rolinhos dão vida a cabritinhos inocentes; por fim, uma simples caixa de papelão vira uma floresta inteira. E não há quem duvide.

Em um canto especial, a chance de interagir com o espaço vivo da Biblioteca

Vindo do espaço dos brinquedos carregando um baita sorriso, o pequeno Leonardo de Oliveira Rodrigues, 6 anos, foi logo tomando a frente da fila que apontava para o anfiteatro. Entrou no lugar e, num estalo, foi se ajeitando na poltrona, de onde lançava um olhar fixo na direção de Joyce.

“Eu não tenho medo de lobo”, anuncia. Leonardo, que disse prestar bastante atenção nas aulas de inglês, contou que era a primeira vez que visitava a Biblioteca. “O que eu mais gostei foi do algodãozinho como bicho”, apontou para mesa.

Mesmo confessando já saber da história que tinha acabado de ouvir, a atenção do menino foi capturada e devolvida só no momento da saída, na hora do lanche.

Chaves do Saber
O que Leonardo e o resto da turma conheceram foi o projeto “Trouxestes a Chave?”, uma iniciativa da Prefeitura de Jundiaí, por meio da biblioteca, que tem o objetivo de despertar nas crianças o interesse pelo conhecimento, através dos pilares básicos da leitura e da escrita. “Com o que aprendem aqui, as crianças desenvolvem mais interesse pelas aulas, já que esse conteúdo está ligado com o currículo escolar de Língua Portuguesa”, conta Leila Casote, diretora da biblioteca. “O que queremos é ajudar na construção da cidadania deles, e dar a oportunidade que conheçam espaços culturais, promovendo uma desvinculação com a cultura do consumo”, explica. Para 2013, são esperados mais de 12 mil alunos das escolas da rede municipal nessa iniciativa.

O garoto Leonardo, 6 anos (dir.), não desviou a atenção durante as aventuras do Lobo e os Sete Cabritinhos

“Os temas das histórias são definidos pela faixa-etária. Passeia entre contos de fadas até histórias de suspense”, diz Joyce, que também coordena o projeto.

“A novidade é que muitos professores da rede têm nos ajudado e colaboram na contação de histórias, sem custo algum”, afirma. E sobre a escolha do nome da ação, a educadora revela: “Trouxestes a Chave?” foi extraída de um poema de Carlos Drummond de Andrade. “Tem um simbolismo, representa as chaves que abrem as portas do saber, um convite ao mundo da sabedoria.”

O mesmo poema fica imortalizado numa placa, à entrada da biblioteca. Ao passar por ali, o visitante é convidado a chegar mais perto e contemplar as palavras. “Trouxestes as Chaves?”, questiona Drummond. Como dizer não ao poeta?

A iniciativa não é restrita apenas às crianças das EMEBs. Instituições sociais em geral, grupos de escolas particulares e interessados, todos podem usufruir desse mundo lúdico do saber. Para mais informações e agendamentos, o telefone é (11) 4527 2110.

Por Thiago Secco
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/05/03/contacao-de-historia-reune-quase-100/
Leia mais sobre ,