Escolas vão discutir cantinas saudáveis

Publicada em 07/05/2013 às 18:16

A Secretaria de Saúde promove, em parceria com o Conseam Jundiaí (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional), o evento “Cantinas Escolares Saudáveis”. O evento será no Complexo Argos, dia 5 de junho, data em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Mais
Saúde: pacientes que esperavam há anos são operados

Leila Serpa: preocupação com alimentação dos alunos

Leila Serpa: preocupação com alimentação dos alunos

“A iniciativa acontece diante da preocupação dos educadores com o crescente índice de obesidade dos estudantes, desde a infância”, destaca a gerente da Vigilância de Alimentos, a enfermeira e advogada Leila Serpa.

A proposta do seminário surgiu a partir da existência de uma recente lei municipal, aprovada pela Câmara e promulgada pela prefeitura, que veda a comercialização de alguns alimentos considerados não saudáveis em cantinas escolares. Vale lembrar que a rede municipal de ensino utiliza apenas a merenda.

“Não é uma questão apenas de peso, mas de pesquisas recentes que mostram que a má alimentação pode causar outros problemas de saúde, como pressão arterial inadequada”, afirma o engenheiro agrônomo Sérgio Mesquita Pompermayer, que é da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo e preside o conselho.

Referência

Uma das referências que o Conseam Jundiaí utiliza sobre esse debate é o documentário “Muito Além do Peso”, dirigido pela nutricionista Estela Renner e produzido por Marcos Nisti. O trabalho pode ser visto por todas as pessoas interessadas no canal de vídeos.

A Vigilância de Alimentos, que cuida das licenças de todos os estabelecimentos do gênero (incluindo cantinas), usará o “poder de convocação”, como diz Leila, para reunir o máximo de diretores, cantineiros e outros envolvidos para o evento. Ela explica que o tema está dentro da orientação da Secretaria de Saúde.

Mas o Conseam Jundiaí defende a conscientização de toda a cidade sobre o assunto. “É algo de interesse público, de pais, de amigos e de cada um. Temos uma discussão muito importante dentro do conselho, que faz reuniões mensais no Espaço dos Conselhos, e isso precisa chegar cada vez mais para a população”, explica Sérgio.

Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/05/07/escolas-vao-discutir-cantinas-saudaveis/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original