O basquete que desperta para a vida nova

Publicada em 03/05/2013 às 14:44

Aos 50 anos, Nilo Novaes Silva passa por uma das melhores fases da vida. Novo técnico da equipe de basquete sobre rodas de Jundiaí, ele começa a montar a equipe que defenderá as cores do Clube Jundiaiense – que conta com parceria da Secretaria Adjunta de Esportes e Federação Paulista.

Mais
Uirapuru/Jundiaí faz a ‘primeira final’ na Copa Regional de Vôlei

Equipe de Caratê disputa final do Paulista e da Copa Metropolitana
Basquete Masculino Sub21 joga em Mococa

Nilo Novaes Silva comanda a nova equipe de basquete sobre rodas

Nilo Novaes Silva comanda a nova equipe de basquete sobre rodas

A motivação está estampada no rosto de Nilo. Ele já tem 10 jogadores cadastrados e seleciona mais para começar os treinamentos. Além de ser o técnico, ele quer servir de exemplo para os comandados. Em 1986, a vida mudou para o treinador ao sofrer uma lesão medular provocada por arma de fogo.

“O basquete me resgatou. Quando aconteceu o acidente, eu passei por um processo que chamam de ‘luto’. Fiquei alguns anos assim, triste, reclamando do acontecido e isolado. Esta fase durou até conhecer o basquete sobre rodas. Agora, pude finalmente realizar um sonho de montar uma equipe. Estou muito motivado e agradeço ao Cristiano Lopes (secretário adjunto de Esportes) e ao Clube Jundiaiense pela confiança que depositaram em mim.”

Despertar
Na época do acidente, Nilo morava em São Paulo. Após uma visita à AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), conheceu a equipe Águias. “Eu gostei logo de cara do basquete. Foi um novo despertar. Agora, quero resgatar outras pessoas para a vida por meio do esporte. Eu não tinha noção de quanto era capaz, o quanto poderia fazer e o basquete proporcionou isso.”

Mas o começo não foi fácil. “Não tínhamos patrocínio. Ficávamos nos semáforos fazendo uma espécie de pedágio, pedindo dinheiro. Tudo muito complicado.”

Depois ele jogou por outras equipes. “O basquete me proporcionou várias coisas. Pude competir até nos EUA. Em 1994, disputei um torneio contra uma equipe patrocinada pelo Miami Heat e Orlando Magic. Pude conhecer a Disney e ter uma experiência inesquecível.”

Agora, Nilo espera que os jogadores passem pela mesma situação. “Quero que eles cheguem na seleção brasileira. Estou montando a equipe e depois vamos iniciar os treinamentos”, concluiu.

Quem quiser participar da equipe basta procurar a Federação Paulista, na avenida Comendador Antônio Carbonari, 391. Os telefones são: (11) 4581-5876 ou 99307-2665, com Cristiane Antonelli. Para contatar o técnico Nilo, basta ligar para 97295-4814/ 98246-6623.

Por Fábio Manzini
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/05/03/o-basquete-que-desperta-para-a-vida-nova/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original