Peama mostra que a dança é possível para qualquer um
Publicada em 31/05/2013 às 17:53No palco do Teatro Polytheama, a dançarina esbanja simpatia. Com o guarda-chuva nas mãos, ela comanda a apresentação. O público observa atentamente, em silêncio, até explodir em palmas e assovios no ‘gran finale’. Um único detalhe, porém, diferencia a peça de todas as demais já realizadas no tradicional palco jundiaiense: a protagonista do espetáculo se apresenta numa cadeira de rodas.
Mais
Veja o álbum completo de fotos do evento
Secretário de Esportes destaca parceria entre Peama e Esef
Pela primeira vez, o Polytheama recebeu a Mostra de Dança organizada pelo Peama, o Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas da Secretaria Adjunta de Esportes.
A noite de quinta-feira (30) foi marcada pela quarta edição de um espetáculo de arte e superação que reuniu muita gente, em um evento inteiramente gratuito ao público.
Foram 40 alunos do Peama, que se dividiram em apresentações artísticas e de dança. O Coral Jovem da Pio X também mostrou todo o talento, embalado pelo bom público. Ao todo, 90 pessoas encheram de orgulho quem fez questão de acompanhar a mostra de dança.
“É um processo criativo, que faz parte inclusive da terapia. O resultado é muito bacana, pois os alunos mostram as habilidades e potencial”, destacou Denise Silva Neves, professora do Peama. “Das 16 modalidades que desenvolvemos, a capoeira e a dança fazem parte. Temos aulas o ano todo.”
Atividades
O programa conta com 250 alunos, que escolhem as atividades a serem desenvolvidas. Na quinta-feira, dois deles também brilharam como mestres de cerimônia do evento. “Vamos ter bastante surpresas, com várias atividades e danças”, dizia Letícia Elias, 20 anos. Ela está no Peama há pouco mais de um ano. “Pratico tênis e atividades com bola. Gosto muito, pois isso ajuda muito na mudança de vida”, contou Letícia.
André Luiz dos Santos tem 27 anos. Desde os 10, passou a fazer parte do programa e não parou mais. “Faço tênis, natação, atividades com bola, caiaque e barco a vela”, ressaltou. “Na Mostra de Dança, já fiz duas vezes a apresentação”. Quando perguntado se as pessoas iriam se surpreender com o espetáculo, André nem esperou a conclusão da frase: “Vai ser espetacular!”.
Além do Peama e Pio X, entidades como Bem-Te-Vi, Amarati, Estúdio La Dance, Nação Cultural e Apae de Várzea Paulista também foram convidadas para participar das apresentações. Troféus foram entregues aos amigos do programa, entre eles o secretário adjunto de Esportes, Cristiano Lopes.
Mostra de Dança vai até domingo (2)
Após a abertura feita pelo Peama, a Mostra de Dança deste ano segue com apresentações nesta sexta-feira (31), sábado (1) e domingo (2).
O evento ocorre anualmente como forma de incentivar os dançarinos da cidade e região. Realizada pela Secretaria de Cultura, a mostra premia grupos de dança em 13 categorias entre infantil e adulto. As coreografias são variadas, misturando o clássico, o Jazz e o Sapateado com o moderno Street Dance e Contemporâneo. No total, foram escolhidos 42 grupos entre selecionados e suplentes.
Além dos artistas participantes da mostra, no domingo (2) haverá uma abertura especial com o grupo Cia Druw – a apresentação “Girassois”, uma homenagem ao pintor Vincent Van Gogh, dirigida pela bailarina e coreógrafa Miriam Druwe.
Todas as apresentações serão feitas no Polytheama, às 20h, com exceção do domingo (tem início às 19h).
Por Emerson Leite
Fotos: Cléber de Almeida
-
18/12/2024
Revista destaca as ações de Esporte e Lazer nos últimos quatro anos na cidade
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni