Acesso à Cachoeira Morangaba é revisto

Publicada em 09/05/2013 às 15:53

A administração pública iniciou o projeto para revitalização da Cachoeira Morangaba, na Serra do Japi, para sua renaturalização. O local está fechado há pelo menos cinco anos. Na manhã desta quarta-feira (8), a secretária Daniela da Câmara Sutti (Planejamento e Meio Ambiente), visitou a área ao lado dos diretores, Décio Luiz Pradella (Planejamento), Flávio Gramolelli Júnior (Meio Ambiente), além do comandante da Guarda Municipal de Jundiaí, José Roberto Ferraz e o diretor da Secretaria de Serviços Públicos, Téo Cavalcanti.

O processo para a revitalização da Cachoeira Morangaba será realizado por diversas secretarias

O processo para a revitalização da Cachoeira Morangaba será realizado por diversas secretarias

“Estamos começando a rever o projeto para visitação do local, que, após finalizado, será enviado para análise do Condema (Conselho Municipal do Meio Ambiente), do Conselho Gestor da Serra do Japi, além da consulta à população. Toda a área será reestruturada, com controle, limitação de acesso e todas as questões de segurança ”, afirma a secretária de Planejamento e Meio Ambiente. De acordo com Décio Pradella, será realizado um plano de manejo da área para a verificação da capacidade de visitação. “Queremos oferecer uma opção de lazer, com segurança e foco na educação ambiental.”

A Cachoeira Morangaba está fechada há pelo menos cinco anos e poderá ser renaturalizada

A Cachoeira Morangaba está fechada há pelo menos cinco anos e poderá ser renaturalizada

A cachoeira fica a 13 km do fim do asfalto, em uma área de difícil acesso e uma das preocupações para a volta de visitação é a segurança.

“O local precisa de monitores treinados, com equipamentos de primeiros socorros, por exemplo. Além do apoio da GM para prevenir o acesso ao local”, explicou o comandante da instituição, José Roberto Ferraz.

Através do apoio da Secretaria de Serviços Públicos, a Unidade de Serviços 5 irá iniciar os trabalhos de limpeza da área, com roçada do mato.

Todo o manejo do local será executado através das análises dos técnicos da Diretoria de Meio Ambiente. “O serviço será elaborado dentro das normas ambientais para que não aconteça nenhum dano, incluindo os procedimentos de licenciamento ambiental junto a órgãos como a Cetesb e o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), ouvindo o Condema e o Conselho Gestor da Serra do Japi.”, explica Gramolelli.

Por Flávia Alves
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/05/09/reabertura-da-cachoeira-morangaba-e-revista/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original