Saúde: pacientes que esperavam há anos são operados
Publicada em 04/05/2013 às 16:28Começou neste sábado (4) o mutirão criado pela Secretaria de Saúde para diminuir a fila de cirurgias eletivas existente no município. Há anos, pelo menos 1,5 mil pessoas aguardam para passar por procedimentos cirúrgicos. O trabalho atende, inicialmente, 50 pacientes, sendo 10 cirurgias marcadas para serem feitas aos sábados, no HU (Hospital Universitário).
Mais
Saúde bucal amplia as ações em Jundiaí
Vacinação contra a gripe amplia a cobertura
Saúde aumenta número de exames clínicos
Gravidez na adolescência e apoio às gestantes é tema de ação
“É uma ação experimental para reduzir a demanda e aumentar a parceria que existe com o hospital, mantido pela Faculdade de Medicina de Jundiaí”, disse o secretário Claudio Miranda, que visitou alguns pacientes na manhã deste sábado.
Animados e ansiosos pela cirurgia, todos agradeceram a iniciativa da Prefeitura de Jundiaí. “Há um ano e dois meses eu esperava por este dia. Agora, vou ficar livre do incômodo da hérnia”, disse José Nunes Pereira, 62 anos.
Leonel Marcansola, 65 anos, sentia dores há mais de um ano. “Estava usando cinta para aliviar a dor. A hérnia cresceu muito rápido e até o médico se surpreendeu. Estou muito feliz pela cirurgia e ansioso para viver uma vida normal.”A primeira fase do mutirão terá investimento de R$ 80 mil. A grande maioria da demanda é para cirurgias de varizes, hérnia inguinal e vesícula. “São casos em que o paciente não apresenta complicações e pode voltar para casa no mesmo dia ou, no máximo, um dia depois”, afirma Miranda.
Parceria
Para Edmir Américo Lourenço, diretor técnico do HU e vice-diretor da FMJ, a iniciativa fortalece a parceria com a Secretaria de Saúde, utilizando o espaço físico do hospital. “Aos sábados, temos redução no número de leitos do pronto-socorro e, com isso, podemos realizar as cirurgias eletivas. É uma alternativa também para concentrar um número maior de profissionais, entre médicos e enfermeiros.”
Segundo ele, existe um projeto para ampliar o número de leitos da enfermaria com a mudança do Ambulatório da Saúde da Mulher para outro prédio no bairro do Vianelo. “Esta reforma vai ampliar o atendimento de saúde para toda a rede, com maior número de leitos de enfermaria”.
Por Flávia Alves
Fotos: Cleber de Almeida
-
14/12/2024
Prefeitura entrega o CIES e potencializa a segurança municipal
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
-
01/12/2024
Emoção e conscientização marcam evento do Dia Mundial de Luta contra a AIDS
-
30/11/2024
Jundiaí realiza Dia D de mobilização contra a dengue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original