Vacinação contra a gripe atinge 70% e ganha reforços

Publicada em 09/05/2013 às 18:44

A campanha nacional de vacinação contra a gripe influenza encerra, nesta sexta-feira (10), a prorrogação realizada em todo o País. Em Jundiaí, o índice de pessoas vacinadas chega a 70% e a Secretaria de Saúde informa que toda a rede vai prosseguir por mais duas semanas atendendo aos grupos de risco nas Unidades Básicas de Saúde. Neste sábado (11), um plantão especial acontece na UBS Central. “Vamos continuar neste esforço porque a cobertura destes grupos garante a segurança dos demais”, afirma o secretário Cláudio Miranda, da Saúde.

Saiba como se prevenir
Confira o informe completo da Secretaria de Saúde

Funcionários da Saúde continuam a imunização: atenção total

Funcionários da Saúde continuam a imunização: atenção total

Até quarta-feira (8) foram vacinados 34.676 idosos acima de 60 anos ou 68,9% do total estimado, 5.413 crianças entre 6 meses e 2 anos incompletos ou 67,3% do total estimado, 608 mulheres que tiveram filhos há menos de 2 meses ou 90,7% do total e 2.091 mulheres gestantes ou 52% do total.

Na soma da população estimada dos grupos e das pessoas vacinadas de 15 de abril a 8 de maio, foram 42.788 pacientes ou 67,9% do total esperado até quarta-feira. O esforço deste sábado (11), das 8 horas às 17 horas na UBS Central (rua Jorge Zolner, 201, ao lado do Hospital São Vicente), vai ser permitir o acesso de pessoas com dificuldades durante a semana. “Para gestantes e crianças, por exemplo, que precisem de pessoas que as levem”, explica.

A partir de segunda-feira (13), a campanha prossegue na rede de unidades de saúde até o próximo dia 29 (quarta-feira). A Vigilância Epidemiológica está em alerta também contra a desinformação. Um dos pontos importantes é que a chamada influenza é uma doença respiratória aguda (gripe), mas pode ser causada por vários tipos de vírus como o influenza A, o influenza B (conhecidos como sazonal) ou o H1N1.

“Os grupos de risco são definidos pelo Ministério da Saúde. Após receber a vacina, o organismo precisa de aproximadamente 15 dias para desenvolver a imunidade, desta forma não oferece proteção imediatamente após a aplicação. E o contato com suspeito ou confirmado de síndrome gripal não constitui indicação de vacina”, mostra o material distribuído pelo setor entre os profissionais da rede de saúde.

Por José Arnaldo de Oliveira
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/05/09/vacinacao-contra-a-gripe-atinge-70-e-ganha-reforcos/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original