Mais de 100 espécies de aves nos parques de Jundiaí

Publicada em 03/06/2013 às 18:08

Uma representação curiosa marcou a presença do ecólogo jundiaiense, Renan Freitas Bonança, no 16º Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, realizado em abril, em Foz do Iguaçu (PR). Em meio a muitas tecnologias de satélite, ele mostrou o sistema que desenvolveu para mapear algumas das principais espécies de aves registradas nos parques de Jundiaí: Jardim Botânico, Parque da Cidade, Parque do Corrupira e Parque Botânico Tulipas.

Jacu é outra espécie de ave encontrada na cidade

Jacu é outra espécie de ave encontrada na cidade

“O número de espécies tende a crescer, pois o esforço amostral ainda é considerado baixo.

Porém, uma parte representativa das espécies foi amostrada pelo fato de o levantamento ter sido realizado em época de reprodução, período de maior atividade das aves”, explica no trabalho realizado em parceria com Alexandre Marco da Silva, pela Unesp (Universidade Estadual Paulista).

Foram três visitas a cada parque, entre outubro e novembro de 2012, com “transecções” que passaram por diversos ambientes e trilhas, dentro do horário das 6h às 10h, considerado de maior atividade ornitológica. Além de binóculos, gravador digital e guias especializados, foi usada a técnica dos “pontos de escuta” para detectar espécies mais tímidas.

A bagagem tecnológica usou ainda o GPS (geoprocessamento) para marcar as trilhas usadas em mapas como o Google Earth, com diversas passagens de formato até o programa ArcGis 10 e também círculos de 1 km e 2 km em torno de cada parque para indicar a arborização existente no entorno. O objetivo é visualizar a relação entre o ambiente e o número de espécies, que variou entre 54 (Botânico), 52 (Corrupira), 67 (Cidade) e 46 (Tulipas).

Aves como a coruja são retratadas pelo especialista jundiaiense

Aves como a coruja são retratadas pelo especialista jundiaiense

“As famílias mais representativas até o momento foram Tyrannidae para Jardim Botânico, Parque da Cidade e Parque Tulipas (com 9, 9 e 8 espécies) e Columbidae e Picidae no Parque do Corrupira, com cinco espécies cada uma, podendo indicar maior heterogeneidade de famílias ali”, afirma o texto.

Guia para visitantes
O total de espécies observadas neste trabalho, de 99 casos, ainda é inferior a um trabalho anterior de Bonança, que chegou a 121 espécies. Um diálogo está em andamento para o futuro aproveitamento do material em um guia para visitantes dos parques do município.

“É um trabalho muito importante, por exemplo, para o crescente número de adeptos da fotografia”, comenta o secretário Cristiano Guimarães, de Comunicação Social. O projeto também envolve integrantes dos setores de meio ambiente, turismo e educação.

Entre os detalhes a serem definidos está o foco em parques do setor norte do município (muitas espécies não atravessam a área urbana que o separa da Serra do Japi, por exemplo) e também a potencial definição de espécies nativas ou migratórias, além do formato impresso ou digital.

Saiba mais sobre 289 aves registradas na cidade AQUI ou no Grupo de Observadores de Aves de Jundiaí

Por José Arnaldo de Oliveira
Foto: Dorival Pinheiro Filho e divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/06/03/mais-de-100-especies-de-aves-nos-parques-de-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original