Mostra de Dança Jundiaí está no caminho certo

Publicada em 03/06/2013 às 16:42

A quarta edição da Mostra de Dança de Jundiaí encerrada na noite de domingo (2), no Teatro Polytheama alcançou os principais objetivos: difusão da dança como manifestação artística, formação de público para este tipo de espetáculo e proporcionar a troca de informações e experiências entre bailarinos, coreógrafos e demais profissionais envolvidos com o segmento.

A avaliação de que Jundiaí está no caminho certo foi do curador da Mostra, Afrânio Bittencourt que pela primeira vez teve contato com as escolas, grupos e academias de dança da cidade. Momentos antes da apresentação de “Girassois” – pela Cia. Druw, espetáculo infanto-juvenil, inspirado na obra de Van Gogh, com direção de Miriam Druwe, premiado pelo Governo do Estado de São Paulo, pelo Proac (Programa de Ação Cultural) – o curador fez uma rápida avaliação do evento que teve duração de três dias, com 40 coreografias inscritas de 22 academias de Jundiaí, Várzea Paulista, Salto, São Paulo, Campinas e Porto Feliz, reunindo cerca de 300 bailarinos e entrada gratuita ao público.


Mais
Peama mostra que a dança é possível para qualquer um

Cia. Druw apresentou o espetáculo “Girassóis”

Cia. Druw apresentou o espetáculo “Girassóis”

“A Secretaria de Cultura de Jundiaí e a Comissão Municipal de Dança estão de parabéns por realizar o evento no formato de mostra, pois dessa forma a competitividade não existe. Com isso temos a cada coreografia a divulgação de diferentes estilos e a oportunidade de ver em cena bailarinos juvenis e adultos”, disse Bittencourt.

Para o secretário de Cultura, Tércio Marinho, a Mostra de Dança serviu para constatar que Jundiaí tem uma nova geração de bailarinos, de grupos de bom nível e que não são ainda conhecidos pelo público. ” O evento atingiu os objetivos. Queremos agora, junto com a Comissão Municipal de Dança, avaliar os prós e contras para que possamos a cada edição aprimorar a Mostra”, observou o secretário.

Para a vice-presidente da Comissão de Dança, Sandra Noemi, essa avaliação tem de ser ainda mais abrangente. Para isso, é preciso a participação dos representantes das escolas e academias de dança da cidade. “Precisamos melhorar o regulamento da Mostra de Dança, pois ele ‘engessa’ o evento da forma que está. Não podemos, por exemplo, abrir para os grupos infantis já que o regulamento veta. Isso precisa ser revisto.”

Dança em cena
Após a realização da IV Mostra de Dança de Jundiaí, o secretário Tércio Marinho disse que nos próximos dias a secretaria vai dar início aos estudos para verificar a viabilidade de realizar no segundo semestre deste ano um evento de dança que contemple os bailarinos da categoria infantil da cidade e também da região.

Também para o segundo semestre, o secretário confirmou a volta das apresentações do Corpo Estável de Dança do Teatro Polytheama, sob a direção de Miriam Druwe, mantendo assim o trabalho de sucesso do grupo.

A realização de um seminário sobre dança para possibilitar a discussão do tema entre os profissionais da área, bem como os adeptos da modalidade e simpatizantes no assunto também está em análise segundo o secretário de Cultura.

Por Denise de Oliveira
Fotos: Cléber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/06/03/mostra-de-danca-jundiai-esta-no-caminho-certo/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original