Prefeitura e escolas privadas discutem cantinas saudáveis

Publicada em 03/06/2013 às 17:29

A Prefeitura de Jundiaí promove nesta quarta-feira (5), no auditório do Complexo Argos, um encontro com proprietários de cantinas escolares e representantes de escolas privadas no evento chamado “Cantinas Escolares Saudáveis”, que ocorre das 14h às 17h.

Pompermayer: “Objetivo é sensibilizar sobre importância do assunto”

Pompermayer: “Objetivo é sensibilizar sobre importância do assunto”

Organizado pelo Consean (Conselho de Segurança Alimentar), o evento segue uma iniciativa do Ministério da Saúde para assegurar a oferta de uma alimentação saudável nas escolas e também de estratégias de implantação do modelo.

“Nosso objetivo é sensibilizar sobre a importância do assunto e também sobre a legislação municipal”, explica o presidente do conselho, Sérgio Pompermayer, que também é agrônomo da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, lembrando que, em Jundiaí, muitas escolas seguem essa linha que espera ser universalizada.

De acordo com a lei municipal 7.643, aprovada em 2011 pela Câmara de Jundiaí, as escolas privadas já não podem comercializar produtos como balas, pirulitos, biscoitos recheados, refrigerantes e sucos artificiais, frituras, salgadinhos e pipocas industrializados ou mesmo qualquer produto que contenha gordura vegetal hidrogenada com alto valor calórico.

Entre os tópicos do evento estão as reflexões sobre obesidade infantil e hábitos alimentares.

Uma das alternativas que devem ser discutidas é o aproveitamento da produção local de alimentos na zona rural, que a Prefeitura de Jundiaí vem buscando estimular com novos circuitos de comercialização e turismo e com produtos agregados. Na rede municipal de ensino (que não possui cantinas), a merenda escolar também está sendo ampliada nessa direção.

Por José Arnaldo de Oliveira
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/06/03/prefeitura-e-escolas-privadas-discutem-cantinas-saudaveis/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original