Serra do Japi organiza Brigada de Incêndio

Publicada em 03/06/2013 às 08:56

A Prefeitura de Jundiaí organiza na terça-feira (4), a partir das 9h, uma encontro sobre os planos de prevenção e combate a incêndios florestais na Serra do Japi. O evento, organizado pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, em parceria com a Guarda Municipal e a Coordenadoria de Defesa Civil, é um dos marcos do programa de eventos do mês do Meio Ambiente.

Parcerias vão garantir mais proteção para a Serra do Japi

Parcerias vão garantir mais proteção para a Serra do Japi

“São diversas instituições convidadas que já costumam trabalhar juntas na defesa do nosso ambiente, mas que geralmente fazem isso em torno de uma emergência. Queremos ter um protocolo que organize melhor as ações”, afirma o diretor de Meio Ambiente, Flávio Gramolelli Júnior.

Um dos casos em que este tipo de ação pode fazer a diferença é na escala de urgências em que pode ser apontado o momento de acionar parceiros como o Grupo Água, da Polícia Militar do Estado, ou até mesmo o 5º FAE, da Força Aérea Brasileira, que participam do diálogo com o grupo. Um dos critérios do plano vai ser a escala de intensidade dos incêndios para acionar cada instrumento.

Parcerias
O Corpo de Bombeiros de Jundiaí, ligado à Polícia Militar do Estado, e também o 12º Grupo de Artilharia de Campanha, ligado ao Exército Brasileiro, são algumas das instituições convidadas para o evento que acontece no Paço Municipal.

“A Serra do Japi tem reconhecidamente alguns pontos mais difíceis de trabalho e essas opções podem fazer a diferença com uma cooperação forte entre as entidades”, explica o diretor de Defesa Civil, Eduardo Luiz Carbonari.

Para Gramolelli, o projeto da Brigada de Incêndio da Serra do Japi será aberto a adesões de grupos e entidades voluntárias a partir da estrutura inicial organizada entre essas instituições. “A proteção da serra é uma orientação muito clara do prefeito Pedro Bigardi e estamos somando essa meta com as demais entidades”, diz.

Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/06/03/serra-do-japi-organiza-a-brigada-de-incendio/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original