Agricultura e turismo unem produtores rurais da cidade

Publicada em 04/06/2013 às 17:41

Os 23 pontos de venda do programa “Produtor na Praça”, da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, vão vender também produtos feitos nas propriedades rurais de Jundiaí, como geleias, pães, doces ou conservas. Para participar, será preciso cadastrar os produtos na secretaria.

Chrispim, Brunholli e Marcela apresentam novo logotipo

Chrispim, Brunholli e Marcela apresentam novo logotipo

O anúncio foi feito em reunião entre o secretário Marcos Brunholi e os diretores Marcela Moro (Turismo) e Edilson Chrispim (Abastecimento). Nela, também foi divulgado o convite para a reunião sobre a adaptação de propriedades interessadas no turismo rural, que acontece no próximo dia 14 (sexta-feira), das 13h às 18h, no Centro de Frutas do IAC (Instituto Agronômico), no bairro do Corrupira.

“Estamos em uma ação conjunta de diversas frentes. Vamos nos inspirar na Festa da Uva, que tanto nos orgulhou neste ano, para retomar o valor da área agrícola”, afirma o secretário Marcos Bunholli.

Além de colocar produtos com maior valor agregado nas barracas de praças ou propriedades particulares, a exigência vai ser de que sejam feitos na própria cidade e com padrões que podem contar com apoio de orientadores como do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). “Vamos padronizar as barracas no modelo em aço para aquelas que ficam nas ruas”, explicou o diretor Edilson Chrispim, ao mostrar o novo logotipo a ser bordado nos aventais dos integrantes do programa.

Padronizado, o símbolo do programa (na cor laranja) é basicamente o mesmo dos demais programas Feiras Livres, Circuito das Frutas nos Terminais, Pesca Econômica, Artesanato, Jundiaí Orgânico e Varejão Noturno, diferenciados pelas cores.

Secretaria reuniu os agricultores do programa “Produtor na Praça”

Secretaria reuniu os agricultores do programa “Produtor na Praça”

Turismo rural
Para a diretora Marcela Moro, os turistas e até mesmo moradores da cidade que prestigiam os produtos locais poderão encontrar opções variadas dentro da área urbana, visto que nem sempre seguem até o sítio.

“Mas para quem quiser trabalhar com a recepção de visitantes, conta com o convite para o evento do dia 14. Trabalho há 10 anos com o turismo rural pelo País e posso garantir que muitas vezes não exige investimento, apenas uma arrumação na casa”, explica.

Os participantes gostaram das novidades. “As alternativas são sempre bem-vindas para o nosso setor e estamos sendo ouvidos também”, explica Valdir Bernardi, que trabalha na banca do Largo das Rosas, no Centro. Para o produtor João Bardi, de uma tradicional família do ramo, o incentivo a produtos é positivo para reduzir a perda de produção.

Apenas o programa “Produtor na Praça” tem 23 pontos espalhados pela cidade, oito deles no Caxambu. Os demais estão distribuídos pelo Centro (5), Colônia, Vila Helena, Vila Rami (3), Vila Guarani, Retiro, Ponte São João, Vila Liberdade e Paço.

Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/06/04/agricultura-e-turismo-unem-produtores-rurais-da-cidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original