Serra do Japi ganha câmera de monitoramento

Publicada em 04/06/2013 às 19:00

A partir desta terça-feira (4), a Serra do Japi conta com uma câmera de monitoramento da Guarda Municipal. O anúncio foi feito pelo comandante da GM, José Roberto Ferraz, durante a reunião da brigada de incêndio da Serra, evento que faz parte da programação do Mês do Meio Ambiente, promovido pela Prefeitura de Jundiaí por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente.

Mais
Serviços Públicos anuncia novo site do Jardim Botânico

Programação Mês do Meio Ambiente

Preservação ambiental é uma das prioridades do governo

Preservação ambiental é uma das prioridades do governo

“A câmera está sendo instalada no mirante da Serra. Com isso, vamos conseguir fiscalizar quase toda a área da reserva”, disse Ferraz. As imagens são enviadas para o Centro de Monitoramento da Guarda Municipal. “Podemos monitorar pequenos focos de fumaça, balões e chamas”, explicou o comandante. Segundo ele, a câmera tem capacidade de foco de mais de 5 quilômetros. “Esta é a primeira etapa do projeto, mas o objetivo é ampliar o número de pontos com câmeras.”

De acordo com Ferraz, no primeiro trimestre deste ano houve um crescimento de 30% no número de ocorrências de foco de incêndio no entorno da Serra do Japi.

Segundo ele, isso ocorre justamente pela pressão demográfica que a Serra vem sofrendo. “Por isso é muito importante esse monitoramento. Também temos fiscalização nos acessos, um convênio com o aeroclube e já locamos um helicóptero. Tudo para ampliar a fiscalização.”

Comandante Ferraz faz primeiros testes com monitoramento na Serra

Comandante Ferraz faz primeiros testes com monitoramento na Serra

Outra notícia importante divulgada durante a reunião da brigada é o serviço de alerta de focos de incêndio por meio de mensagem eletrônica, anunciada pelo diretor da Defesa Civil, coronel Eduardo Luiz Carbonari.

“É o mesmo sistema que estreamos em março para alertar moradores das áreas de risco da cidade. Agora estamos estendendo para a Serra. Começamos hoje a cadastrar as pessoas ligadas à brigada de incêndio, as entidades ambientalistas, bombeiros e moradores do entorno da Serra.”

Planejamento
Participaram ainda da reunião desta terça-feira representantes dos poderes Executivo e Legislativo, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e de entidades ligadas à preservação do meio ambiente, como a ONG Mata Ciliar. Além das novidades anunciadas, o objetivo do evento foi discutir a formação da brigada de incêndio da Serra do Japi.

“Todo ano temos problemas de incêndio na Serra do Japi, sejam criminosos, por causa de queda de balões ou mesmo por descuido. Estamos reunindo os agentes envolvidos no combate para definir as ações antes do início da época de queimadas”, disse o diretor de Meio Ambiente, Flávio Gramolelli.

A próxima reunião da brigada está marcada para o dia 11 (terça-feira), às 9 horas, na sede da Guarda Municipal. “Vamos pontuar as necessidades da brigada de incêndio e definir as ações de cada um”, destacou Gramolelli. “Estamos consolidando a prevenção, a educação, para ter a sociedade envolvida e evitar que os incêndios ocorram.”

A mesa da reunião foi composta por Leandro Palmarini (vereador), Aguinaldo Leite (secretário de Serviços Públicos), comandante Ferraz, Gramolelli e Carbonari.

Gramolelli lembrou ainda que no próximo dia 15 (sábado) a brigada vai realizar um treinamento de combate a incêndios no 12º GAC. O evento, que também faz parte da programação do Mês do Meio Ambiente, terá palestras do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal e do 12º GAC e será aberto para a participação da sociedade civil. Quem quiser participar deve fazer a inscrição antecipada pelo telefone 4589-8432 ou pelo e-mail: pperez@jundiai.sp.gov.br.

Por Niza Souza
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/06/04/serra-do-japi-ganha-camera-de-monitoramento/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original