Consean debate educação alimentar nas escolas privadas

Publicada em 05/06/2013 às 19:19

A conscientização sobre a importância da educação alimentar nas escolas privadas, que tem leis municipais restringindo a venda de produtos como doces e gorduras, foi o tema do encontro realizado nesta quarta-feira (5), no auditório do Complexo Argos, em uma iniciativa do Consean (Conselho de Segurança Alimentar). E sobraram críticas de donos de cantinas para os pais, que continuam enviando refrigerantes e bolachas recheadas nas mochilas das crianças e adolescentes.

Debate reuniu educadores e donos de cantinas de escolas particulares

Debate reuniu educadores e donos de cantinas de escolas particulares

Entre os materiais que geraram debate no encontro está o filme “Muito Além do Peso”, produzido pela Maria Farinha Filmes e adotado por muitas escolas e órgãos governamentais. Para a conselheira Rosângela Moretti, da Cáritas, o material serve de alerta.

Milena Bueno, professora universitária e integrante do conselho pela UNIP, acredita que as cantinas não podem ser vistas como a ponta mais importante do caso. “É preciso um esforço por parte do tripé família, escola e cantina”, afirma.

Esforços
O debate foi esclarecedor para todos. O diretor de merenda da Secretaria de Educação, Maurício Romanato, afirmou que a busca de uma ação conjunta contra a obesidade une os esforços dos setores privados e também da rede pública, que vem ampliando a presença de alimentos frescos em sua composição. E o vereador Leandro Palmarini, representando a Câmara, afirmou que as leis dependem da articulação da sociedade para serem implementadas de fato.

Sem a adesão dos pais e mães, hoje em dia submetidos a jornadas duplas de trabalho que são seduzidas pelas dietas prontas ou industrializadas, a missão é difícil. Um amplo material sobre as cantinas escolares saudáveis está disponibilizado pelo Ministério da Saúde.

Por José Arnaldo de Oliveira
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/06/05/consean-debate-educacao-alimentar-nas-escolas-privadas/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original