Professores participam de capacitação
Publicada em 05/06/2013 às 16:59Mais de 1 mil professores da rede municipal de ensino participaram nesta quarta-feira (5) de um programa de capacitação sobre a ‘Política Municipal de Educação Ambiental’, como atividade comemorativa ao Dia Nacional do Meio Ambiente.
Mais
Trabalhos de alunos são publicados no JJ
O evento contou com a presença do secretário de Educação, Durval Orlato, do diretor de Meio Ambiente, Flávio Gramolelli, e aconteceu no pavilhão do Parque da Uva. Dentro da programação houve apresentação de peça de teatro e a palestra da professora e pesquisadora da área de Educação Ambiental, Juliana Rink.
De acordo com o professor José Renato Polli, assessor especial de Educação, o objetivo da capacitação para os professores é, entre outros aspectos, a apresentação do que foi feito em Educação Ambiental pelos vários órgãos do poder público nos primeiros meses deste ano. “Os diversos setores do governo discutem os seis ou sete projetos que já existiam na área de Meio Ambiente. Alguns serão mantidos, outros serão modificados”.
O secretário de Educação, Durval Orlato, deu boas vindas aos professores e diretores e disse que o momento é importante para se discutir a preservação do meio ambiente e que a escola é um caminho fundamental. “Estamos capacitando os professores e discutindo a Política Municipal de Educação Ambiental . É através das atividades com as crianças que vamos conscientizar a população da necessidade de proteger o meio ambiente.”
Teatro e palestraOs professores acompanharam uma peça de teatro sobre Meio Ambiente com o Núcleo de Educação do Centro de Controle de Zoonoses. Em seguida, aconteceu a palestra da pesquisadora Juliana Rink. De acordo com ela, existem vários elementos para discutir proposta para a Educação Ambiental. “Pensar no meio ambiente significa promover a sustentabilidade, que é a melhor ferramenta para mudar o conceito que as pessoas têm e, assim, melhorar a qualidade de vida.”
A importância da atividade foi destacada pelos professores. “Através das nossas aulas, orientando as crianças, multiplicamos as informações e promovemos a conscientização”, explica a professora Marisa Angelo, da Emeb Reinaldo Basile, no Jardim Tarumã, que participou da capacitação.
Para a professora Cláudia D. Alencar, da Emeb Clotilde Mazzali Molina, no Jardim Pacaembu, através das brincadeiras se consegue ensinar muita coisa para as crianças. “Ensinamos para a criança sobre reciclagem, natureza e elas aprendem brincando. Esse é o começo do mundo melhor”, completou.
Por Rosana Pagano
Fotos: Paulo Grégio
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
15/12/2024
Prêmios e parcerias ajudam alavancar os índices de desempenho da Educação de Jundiaí
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original