Professores participam de capacitação

Publicada em 05/06/2013 às 16:59

Mais de 1 mil professores da rede municipal de ensino participaram nesta quarta-feira (5) de um programa de capacitação sobre a ‘Política Municipal de Educação Ambiental’, como atividade comemorativa ao Dia Nacional do Meio Ambiente.

Mais
Trabalhos de alunos são publicados no JJ

Peça de teatro do Centro de Zoonoses fala do meio ambiente

Peça de teatro do Centro de Zoonoses fala do meio ambiente

O evento contou com a presença do secretário de Educação, Durval Orlato, do diretor de Meio Ambiente, Flávio Gramolelli, e aconteceu no pavilhão do Parque da Uva. Dentro da programação houve apresentação de peça de teatro e a palestra da professora e pesquisadora da área de Educação Ambiental, Juliana Rink.

De acordo com o professor José Renato Polli, assessor especial de Educação, o objetivo da capacitação para os professores é, entre outros aspectos, a apresentação do que foi feito em Educação Ambiental pelos vários órgãos do poder público nos primeiros meses deste ano. “Os diversos setores do governo discutem os seis ou sete projetos que já existiam na área de Meio Ambiente. Alguns serão mantidos, outros serão modificados”.

O secretário de Educação, Durval Orlato, deu boas vindas aos professores e diretores e disse que o momento é importante para se discutir a preservação do meio ambiente e que a escola é um caminho fundamental. “Estamos capacitando os professores e discutindo a Política Municipal de Educação Ambiental . É através das atividades com as crianças que vamos conscientizar a população da necessidade de proteger o meio ambiente.”

Secretário Durval Orlato e professor José Renato Polli

Secretário Durval Orlato e professor José Renato Polli

Teatro e palestra
Os professores acompanharam uma peça de teatro sobre Meio Ambiente com o Núcleo de Educação do Centro de Controle de Zoonoses. Em seguida, aconteceu a palestra da pesquisadora Juliana Rink. De acordo com ela, existem vários elementos para discutir proposta para a Educação Ambiental. “Pensar no meio ambiente significa promover a sustentabilidade, que é a melhor ferramenta para mudar o conceito que as pessoas têm e, assim, melhorar a qualidade de vida.”

A importância da atividade foi destacada pelos professores. “Através das nossas aulas, orientando as crianças, multiplicamos as informações e promovemos a conscientização”, explica a professora Marisa Angelo, da Emeb Reinaldo Basile, no Jardim Tarumã, que participou da capacitação.

Para a professora Cláudia D. Alencar, da Emeb Clotilde Mazzali Molina, no Jardim Pacaembu, através das brincadeiras se consegue ensinar muita coisa para as crianças. “Ensinamos para a criança sobre reciclagem, natureza e elas aprendem brincando. Esse é o começo do mundo melhor”, completou.

Por Rosana Pagano
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/06/05/meio-ambiente-professores-participam-de-capacitacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original