Evento mostra que educação ambiental vai além da escola

Publicada em 06/06/2013 às 09:37

Como “revegetar” as áreas devastadas ou as margens de rios que sofrem com a erosão com bancos de areia ou como lidar com as montanhas de lixo nos aterros sanitários e sua reciclagem, impossível sem a adesão efetiva de todas as pessoas. Essas e outras questões estiveram presentes nos diálogos que integraram a programação desta quarta-feira (5) da 15ª Semana do Meio Ambiente, do Centro de Engenharia e Automação do IAC (Instituto Agronômico).

Mais
Mês do Meio Ambiente
Consean debate educação alimentar nas escolas privadas

Professores participam de capacitação

O professor Afonso Peche Filho moderou o encontro no IAC

O professor Afonso Peche Filho moderou o encontro no IAC

“Temos que provocar uma reflexão mais profunda sobre o tema do meio ambiente”, afirma o pesquisador Afonso Peche Filho, que moderou o encontro da tarde como uma espécie de agente provocador.

No período da manhã, o inspetor Paulo Vicente Soares (Guarda Municipal) abordou os desafios da proteção da Serra do Japi e o coordenador da ONG Mata Ciliar, Jorge Belix de Campos, falou sobre o atendimento para animais silvestres que são vítimas de tráfico ou de acidentes causados pela expansão urbana sobre os fragmentos naturais da região.

O evento contou com representantes de diversos setores da Prefeitura de Jundiaí, assim como de órgãos estaduais, de ONGs e movimentos sociais e também de municípios vizinhos. Para a estudante de engenharia ambiental, Bárbara Mieri, 21 anos, o aproveitamento foi positivo porque demonstrou que a educação ambiental não é um tema a ser tratado somente pelas escolas, mas pela sociedade como um todo.

Unidade promove visitas escolares monitoradas

Unidade promove visitas escolares monitoradas

Outras pessoas levaram questões específicas sobre o mesmo assunto. Para Luiz Alberto de Moraes, o China, do setor de arborização da Secretaria de Serviços Públicos, a demanda por reciclados de polietileno, conhecidos como PET, enfrenta a necessidade de empresas buscarem matéria prima em países vizinhos.

“Já vimos sistemas inteiros serem prejudicados por brigas dentro de condomínios que inutilizavam um lote completo apenas com uma fralda usada atirada ali dentro”, citou sobre os desafios de envolvimento da comunidade.

Visitas
Mas a educação ambiental para escolas continua forte e presente no IAC. O técnico de pesquisa Denir Carareto e as biólogas Maria Ferreira Vargas e Sônia Elisabeth Pereira coordenam as visitas escolares que usam um “trenzinho” puxado a trator pela área da unidade, que inclui um reflorestamento feito em parceria com projeto da AutoBan. “É uma aventura, com estações de parada onde cada uma tem seu assunto”, diz Sônia.

Para esta semana a agenda está lotada, mas as visitas continuam abertas para o resto do ano com agendamento em (11) 4582-8155.

Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/06/06/evento-mostra-que-educacao-ambiental-vai-alem-da-escola/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original