Serra ganha mais um aliado na preservação

Publicada em 06/06/2013 às 20:34

A Guarda Municipal de Jundiaí passa a contar agora com um novo aliado no trabalho de fiscalização e preservação do território de gestão da Serra do Japi. Um termo de cooperação técnica entre a GM e o Aeroclube da cidade foi assinado nesta quinta-feira (6), na sede do centro de treinamento. A partir de agora, pilotos do Aeroclube vão avisar a Guarda Municipal caso haja algum perigo iminente à reserva ambiental.

Mais
Prefeitura dá início ao programa ‘Defensa 100%’

Assinatura do termo de cooperação foi feito no hangar do Aeroclube

Assinatura do termo de cooperação foi feito no hangar do Aeroclube

A parceria foi firmada entre o comandante da GM, delegado José Roberto Ferraz, e o presidente do Aeroclube, Luiz Antonio Latorre. As três aeronaves que servem para treinamento de 320 alunos estão no ar todos os dias. Ao avistar uma situação de perigo na Serra, como focos de incêndio e proximidade de balões na área de preservação, os pilotos avisarão a Guarda Municipal.

“Essa cooperação técnica visa promover ações de interesse coletivo, por meio de atividades de planejamento integrado voltado ao monitoramento aéreo da Serra do Japi e de outros patrimônios do município. Além da identificação de focos de incêndio, o Aeroclube também nos ajudará na fiscalização da área da Bacia Hidrográfica do Jundiaí-Mirim e do Reservatório de Água da DAE”, explicou o comandante Ferraz.

Para o diretor técnico do Aeroclube Jundiaí, Marco Antonio Pereira, a parceria ajuda a todos. “Vamos colaborar com a preservação da Serra e também garantir a segurança de todos, uma vez que os balões podem interferir no sistema mecânico, provocar falhas na turbina e até mesmo quebrar o parabrisas da aeronave”.

Helicóptero
Junto com representantes da Polícia Militar Ambiental, o comandante José Roberto Ferraz também realizou o primeiro monitoramento aéreo da cidade por meio de helicóptero. A aeronave, locada após licitação feita pela Prefeitura de Jundiaí, terá 26 horas de voo à disposição da GM e da Polícia Ambiental.

“Para ocasiões especiais, como soltura de balões, o helicóptero terá uma atuação pontual para prevenir crimes contra o meio ambiente. Do que temos de conhecimento, Jundiaí é uma das únicas Guardas Municipais do Brasil a contar com um equipamento deste tipo para segurança”, lembrou Ferraz.

Por Emerson Leite
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/06/06/serra-do-japi-sera-mais-preservada/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original