Saúde desenvolve projeto-piloto contra a obesidade

Publicada em 07/06/2013 às 17:05

A UBS (Unidade Básica de Saúde) Morada das Vinhas recebeu nesta sexta-feira (7) um encontro do projeto contra a obesidade – uma metodologia testada pela Secretaria de Saúde. Com dois grupos de crianças e de mães na parte da manhã e um encontro de adultos na parte da tarde, esse foi o segundo evento de uma série de cinco elaborada pela Coordenação de Atenção Básica.

Mais
Prefeitura amplia mutirão de cirurgias eletivas

Fabiana Camilo, pediatra: conscientização começa pelas crianças”

Fabiana Camilo, pediatra: conscientização começa pelas crianças”

“Por uma série de causas, estamos vivendo uma fase de crescimento do número de pessoas obesas com diversos riscos para a saúde e o bem-estar”, afirma a nutricionista Rita de Cássia Stringari de Francesco, uma das criadoras da proposta.

A visão de um grupo de crianças discutindo sobre os grupos alimentares como verduras, frutas, legumes e cereais e atirando em um cesto as embalagens de diversos tipos de produtos industrializados (de salgadinhos prontos a sucos artificiais) simbolizou uma parte desse trabalho.

No grupo da manhã, 12 crianças entre 4 e 12 anos foram selecionadas pelas pediatras Maria Regina Pedro Anes Pires e Fabiana Petter Camilo por sintomas de sobrepeso e pareciam à vontade entre os materiais de trabalho. “Estamos achando ótimo, porque nesse ramo sempre temos algo a aprender, também”, comenta Iolanda Campelo, que ao lado de Nilza Koga e Magali Conceição acompanham o trabalho pela equipe do PACS (Programa de Agentes Comunitários de Saúde) da unidade.

Tanto no grupo de mães quanto no grupo de adultos, que na parte da tarde é coordenado diretamente pela nutricionista Rita, um dos recursos usados para o debate e conscientização foi o filme “Muito Além do Peso”, de Estela Renner e Marcos Nisti.

O material também vem sendo adotado em eventos do Consean (Conselho de Segurança Alimentar), que tem reunido outros setores da saúde e também das demais secretarias, como da Agricultura. E a preocupação está presente ainda na Secretaria de Educação, com as novas prioridades do setor de merenda escolar.

O projeto-piloto da Secretaria de Saúde vai prosseguir até o fim do mês antes de contar com uma avaliação técnica sobre a transformação em linha efetiva, que pode até mesmo incluir diversos setores da prefeitura.

Por José Arnaldo de Oliveira


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/06/07/secretaria-de-saude-desenvolve-projeto-piloto-contra-a-obesidade/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original