Emoção marca homenagem à atleta

Publicada em 10/06/2013 às 18:09

“Eu tive os melhores anos de minha vida aqui”, disse, emocionada, a atleta Alexandra Nascimento, escolhida a melhor jogadora de handebol do mundo em 2012 e que, na manhã desta segunda-feira (10), recebeu das mãos do prefeito Pedro Bigardi a medalha Japy – honraria concedida a pessoas e entidades que de alguma forma incentivaram o esporte na cidade. No caso da atleta, ela foi além disso, contribuindo para situar Jundiaí no cenário mundial como grande celeiro de estrelas não só no handebol, mas em diversas outras modalidades esportivas.

Mais
Equipe pré-infantil de ginástica artística conquista 1º lugar

Alexandra Nascimento recebeu e Medalha Japy

Alexandra Nascimento recebeu e Medalha Japy

Apesar de ter nascido em Limeira e criada em Vila Velha, no Espírito Santo, foi em Jundiaí, aos 18 anos, que Alexandra começou a carreira no handebol. Foi descoberta pela professora Rita Orsi, responsável pelo Jundiaí Clube e que atualmente supervisiona a Seleção Brasileira de Handebol. “Eu tive um anjo em minha vida”, disse Alexandra, ao referir-se à Rita Orsi.

Ao falar da infância difícil, com as batalhas inerentes de quem opta por um esporte visto com pouco interesse por investidores, ela não conseguiu segurar as lágrimas. Nem a plateia formada por alunos e professores da Emeb Professor Pedro Clarismundo Fornari e Colégio Santa Felicidade. “Infelizmente meu pai morreu antes de me ver jogar, mas sei que ele, onde estiver, sente muito orgulho de mim”, disse.

O prefeito Pedro Bigardi também se emocionou ao ouvir a história da atleta. Para ele, encarar os obstáculos é uma forma de fortalecimento do ser humano. “O esporte tem essa função, de formar cidadãos. E que bom será se em todos os lugares pudermos ter melhores do mundo”, comentou, lembrando de outra homenagem que está sendo conferida à atleta pela Empresa Brasileira dos Correios e Telégrafos, com a edição de um selo especial – feito só conseguido antes pelo rei Pelé.

O chefe do Executivo local anunciou ainda que o governo municipal vai continuar investindo para que a população tenha pleno acesso às práticas esportivas, com equipamentos e profissionais para fazer o acompanhamento.

Revelação
A professora Rita Orsi também fez menção ao Jundiaí Handebol Clube como uma grande força para a revelação de Alexandra Nascimento. “Isso aqui não tem preço”, referindo-se ao reencontro da atleta com os representantes do antigo clube. “Aqui, pode ter mais uma Alexandra”, completou, mandando um recado às crianças que estavam acompanhando a cerimônia. “A juventude hoje precisa de atividade e que as pessoas escolham o caminho do bem, pois está provado que tudo é possível, basta acreditar”, disse Rita.

Bigardi e Cristiano Lopes ganharam camisetas autografadas

Bigardi e Cristiano Lopes ganharam camisetas autografadas

Para o secretário Adjunto de Esportes, Cristiano Lopes, para que outras Alexandras possam ser descobertas, é preciso contar com todas as forças que existem, citando o exemplo do Jundiaí Handebol Clube. “E não podemos deixar de mencionar, também, a importância dos patrocinadores, como a Intermédica, a quem agradeço, na pessoa do gerente administrativo Elio Romano, também presente ao evento”.

Após o encontro na prefeitura, a atual ponta da seleção e do time austríaco Hypo Niederösterreich ainda participou de uma visita à Escola Estadual José Silva Jr, onde existe uma escolinha de handebol. No período da tarde, Alexandra Silva deu uma clínica de handebol no Centro Esportivo Romão de Souza, na Colônia, para crianças, iniciantes na modalidade, atletas do Jundiaí Clube e professores da cidade e região.

Trajetória

Nascida em Limeira, criada em Vila Velha (ES), ela se mudou para Jundiaí aos 18 anos, iniciando a carreira pelo Jundiaí Handebol Clube. Durante as cinco temporadas em que defendeu a cidade, disputou os Jogos Regionais, Jogos Abertos, Liga Nacional, Copa do Brasil e Copa Mercosul, dentre outros campeonatos.

A atleta de 31 anos participou da campanha da Seleção nos Jogos Olímpicos de Londres de 2012 e colocou o nome no time de estrelas das Olimpíadas. Ela também foi a artilheira do Brasil na competição, com 37 gols marcados. A seleção brasileira fez a melhor campanha nos Jogos Olímpicos, ao terminar na sexta colocação. No Mundial de 2011, em São Paulo, a ponta-direita foi artilheira da competição em que o País ficou em 5º, com 57 gols marcados.

Por Alcir de Oliveira
Por Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/06/10/emocao-marca-homenagem-a-melhor-atleta-do-mundo-no-handebol/
Leia mais sobre , ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original