Pinacoteca completa 5 anos na sexta-feira
Publicada em 12/06/2013 às 17:55A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Cultura e do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí, realiza nesta sexta-feira (14), às 18h, evento comemorativo em homenagem aos 5 anos da Pinacoteca Diógenes Duarte Paes. Durante a solenidade, será realizada a doação de 38 importantes obras de diversos artistas, entre eles: Paulo Pt, Milton Turcato, George Rembrandt Gütlich, Augusto Sampaio, Lúcia Netto, entre outros.
Mais
Espetáculo mostra versão colorida de Maiakóvski
Estão programadas ainda uma apresentação musical de Duo Guedes (Antônio Guedes e Claudia Guedes) e uma palestra da curadora da Pinacoteca do Estado de São Paulo, que irá falar sobre a função cultural do museu.
O acervo da Pinacoteca de Jundiaí é formado por 190 obras entre artes visuais, esculturas, aquarela, monotipia, gravuras e outros. O corpo técnico tem trabalhado através de plano de ação para aumentar o número de visitações com qualidade técnica, através de monitoria especializada para todas as visitas da Pinacoteca (esporádicas agendadas e grupos escolares). “Em breve teremos um profissional a disposição na Pinacoteca e ele irá acompanhar os visitantes por todo o acervo”, destacou o diretor do Museu, Jean Camoleze.
Segundo ele, a Pinacoteca é um espaço fundamental para a interação da população e as manifestações artísticas. “A sociedade precisa conhecer o espaço, utilizá-lo para o aprimoramento cultural e ser apropriado pelo população da cidade.”
Árvore de digitaisCom intuito de marcar a data, será criada uma obra coletiva com a participação de todos os convidados do evento. Haverá uma tela na entrada do evento onde cada participante deixará a digital, registrando a participação neste momento festivo e criando uma árvore de digitais.
O prédio
Com mais de 100 anos, o prédio histórico localizado na Rua Barão de Jundiaí, projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo, foi construído para abrigar o Grupo Escolar Siqueira Moraes em 1896 e posteriormente a Biblioteca Pública Municipal Professor Nelson Foot.
Diógenes
Nascido em Jundiaí, em 1896, Diógenes Duarte Paes foi o maior aquarelista da América do Sul. Dominava vários idiomas, pessoa sensível, com amplo conhecimento cultural e demonstrou vocação para a pintura já na infância.
Seu avô paterno era famoso por fazer pinturas das personalidades e santos religiosos. Seu tio também ficou famoso como pintor e cenógrafo, com as influências familiares. Aos 16 anos, Diógenes pintou o extinto Teatro Rio Branco.
Foi professor de taquigrafia e trabalhou como secretário, mas abandonou o emprego para seguir a carreira artística. Muitos dos quadros dele foram feitos na Praça da República, em São Paulo, ao ar livre, retratando a cidade – quando ficou conhecido como ‘pintor da cidade de São Paulo’. Teve sucesso em exposições de obras que retratam temas folclóricos e costumes de Jundiaí em aquarelas. Faleceu aos 78 anos, em 1974.
Por Flávia Alves
Fotos: Paulo Grégio
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original