Prefeitura anuncia benefício para professores da rede

Publicada em 12/06/2013 às 18:23

O prefeito Pedro Bigardi anunciou nesta quarta-feira (12), durante reunião extraordinária do Projeto Papo Escola, no auditório Elis Regina, que a partir de 1º de janeiro de 2014 os 2 mil professores da rede municipal de ensino terão a implantação de um terço extra classe, conforme determina a Lei Federal 11.738/2008.

Mais
Pinacoteca completa 5 anos na sexta-feira

Jundiaí é candidata à cidade-sede dos Regionais 2015

Com a aprovação, novos profissionais serão contratados

Com a aprovação, novos profissionais serão contratados

Aproveitando o encontro, o prefeito Pedro Bigardi fez um rápido balanço dos primeiros 5 meses da nova gestão. “Este benefício aos professores é algo justo e será cumprido. Vamos elaborar o texto da lei que, ao chegar à Câmara Municipal, terá avaliação dos vereadores para a necessidade de uma audiência pública”, comentou o prefeito.

O chefe do Executivo também explicou que o pagamento extra classe vai gerar um custo em torno de R$ 8 milhões por ano. “Os recursos serão liberados para o reconhecimento do trabalho dos professores. Na Educação, isso não é gasto, é investimento.”

É lei
De acordo com o secretário de Educação e vice-prefeito, Durval Orlato, hoje o professor tem contrato de 30 horas, das quais trabalha 25 horas com os alunos em sala de aula e em 5 horas faz capacitação e hora de estudo. Com o anúncio do pagamento de um terço extra classe, o professor continuará com 30 horas, mas vai trabalhar 20 com o aluno e as outras 10 horas, ou seja um terço, vai usar em três momentos – capacitação, hora de estudo e tempo livre.

Pedro Bigardi anunciou o benefício a todos os professores

Pedro Bigardi anunciou o benefício a todos os professores

“O momento tempo livre é o reconhecimento de que o professor trabalha fora da sala de aula, corrigindo provas, trabalhos e preparando aulas”, explicou o secretário Durval Orlato.

A medida reforça também a necessidade de contratação por concurso público de mais professores para cumprimento da carga horária dos alunos. A questão da “Lei do Piso” estava no Supremo Tribunal Federal. Em março de 2011, a Justiça reconheceu que a lei é constitucional e deveria ser aplicada nos orçamentos de 2012 e 2013, porém a administração municipal anterior não fez estas previsões.

Compromisso
O secretário de Educação lembrou que enquanto os sindicatos vão à Justiça e têm de aguardar longos períodos pela decisão, o governo em Jundiaí cumpre a lei. “Essa questão dos professores era um compromisso de campanha.”

Por Édi Gomes e Rosana Pagano
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/06/12/prefeitura-anuncia-beneficio-para-professores-da-rede/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original