Aglomeração Urbana discute Samu Regional

Publicada em 13/06/2013 às 19:00

Uma reunião entre os secretários de saúde das cidades que formam a AUJ (Aglomeração Urbana de Jundiaí) e outra entre as equipes técnicas do setor, ambas com representantes do Estado, devem garantir a implementação do projeto conjunto do serviço de atendimento médico de urgência – chamado de SAMU Regional. O encontro ocorre nesta quinta-feira (13), no Paço Municipal.

Atendimento médico de urgência para a região é discutido em Jundiaí

Atendimento médico de urgência para a região é discutido em Jundiaí

“É uma necessidade para o avanço da qualidade do atendimento. Como Jundiaí centraliza os hospitais de urgência, sentimos muito a importância de um primeiro atendimento adequado para evitar sequelas aos pacientes”, explica o médico e secretário de Jundiaí, Cláudio Miranda.

A primeira reunião acontece às 10h30 com os dirigentes do setor de Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira e Várzea Paulista. As cidades de Itatiba e Morungaba devem participar como observadoras, pois estão mudando para a estrutura metropolitana de Campinas.

“Já existem experiências de SAMU regionalizado em outras regiões paulistas, como em Bragança Paulista com Socorro e Monte Alegre do Sul. A proposta é viável”, explicou a diretora regional da Secretaria Estadual de Saúde, Márcia Bevilacqua.

Prancheta técnica
A partir das 14h é a vez de equipes técnicas discutirem a implementação do processo. Além de representantes das cidades, também está prevista a presença do serviço de emergência da AutoBan, concessionária das principais rodovias que cortam a região da AUJ.

A moderação do encontro vai ser feita pelo médico Adyr Bastos, coordenador da rede de urgências na Secretaria de Saúde, e pelo médico Mário Jorge Kodama, coordenador do Samu Jundiaí.

Por José Arnaldo de Oliveira
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/06/13/aglomeracao-urbana-discute-samu-regional/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original