Primeira-dama conhece o trabalho do Instituto Luiz Braille
Publicada em 13/06/2013 às 11:49A primeira-dama e presidente do Funss (Fundo Social de Solidariedade), Margarete Geraldo Bigardi, visitou, na tarde desta quinta-feira (13), o Instituto Jundiaiense Luiz Braille.
Acompanhada pelo psicólogo Gilson Modesto, pela assistente social Márcia Regina Barbosa e pela funcionária da administração Lurdes Vieira, Margarete conheceu as dependências do centro de reabilitação, que atualmente atende 120 cegos ou pessoas com baixa visão.
Os assistidos contam com estrutura ampla, psicólogos, professor de orientação e mobilidade, informática, pedagogo, terapeuta ocupacional especializada em estimulação visual, fonoaudiólogo, assistente social e um psiquiatra, que atende a cada 15 dias.Também são realizadas oficinas com material reciclável. O centro de reabilitação atende a 42 municípios e é referência no Estado de São Paulo
De acordo com o Gilson, que ficou cego aos 18 anos, a cegueira é a deficiência que mais assusta a humanidade. “Trabalhamos para inserir essas pessoas e mostrar a elas que a cegueira é apenas uma limitação. A vida não precisa parar por isso.” Para ele, é preciso avançar na questão das facilidades e acessibilidade para as pessoas com deficiência.
Margarete destacou que nesta administração foi criada a Coordenadoria dos Direito das Pessoas com Deficiência, para trabalhar políticas públicas sobre o tema. “Pretendemos melhorar a situação da pessoa com deficiência no município.”
Após a visita, a primeira-dama conheceu a unidade oftalmológica do instituto, que conta com um corpo de 40 profissionais e realiza 320 consultas por dia. No local, são atendidos pacientes de oito municípios. “Somos referência em atendimento a pacientes com glaucoma”, explicou Lurdes.
Margarete ressaltou que “esse trabalho merece todo o respeito e precisa ser valorizado.”
A primeira-dama aproveitou a oportunidade para convidar o Instituto a participar da Feira da Amizade, que deve ocorrer em setembro. O convite foi prontamente aceito. Margarete recebeu das mãos do assistido Luiz, de 8 anos, um presente e uma carta de agradecimento pela visita à instituição.
Por Luana Dias
Foto: Alessandro Rosman
Baixe as fotos desta notícia na resolução original