Professora da rede faz capacitação no exterior

Publicada em 17/06/2013 às 17:45

A professora Dorcas Freire, da EMEB Marcos Gasparian, está de malas prontas. Na próxima sexta-feira (21), ela embarca aos Estados Unidos para estudar inglês por 6 meses, na Universidade de Nebraska, na cidade de Omaha. Ela integra um grupo de 540 professores brasileiros, sendo 39 do Estado de São Paulo, que participará do intercâmbio realizado em parceria com a Fundação Fulbright, a Embaixada dos Estados Unidos e o Capes (Centro de Apoio ao Pessoal do Ensino Superior do Governo Brasileiro). O objetivo é dar oportunidade para que o professor possa aprimorar os conhecimentos na língua estrangeira.

Mais
Cultura confirma revitalização do centro histórico

Dia Mundial de Combate à Violência ao Idoso tem ação

Professora Dorcas: malas prontas e ansiedade

Professora Dorcas: malas prontas e ansiedade

Dorcas tem 46 anos, é professora de inglês há 15 anos e leciona na rede municipal há 9. Ela está muito ansiosa com a vida que terá nos Estados Unidos e feliz pela oportunidade.

“É uma grande vitória fazer parte do grupo de intercâmbio. Vou aprimorar os conhecimentos e o meu trabalho como professora de inglês. Meus alunos vão ganhar muito também”, diz ela.

A professora já sabe também que não terá vida fácil para atingir este objetivo no exterior. “As novidades serão muitas. A vida acadêmica é difícil e a alimentação é muito diferente da nossa, mas vale tudo pela experiência e pela oportunidade.”

Experiência
Enquanto Dorcas Freire aguarda ansiosa o dia do embarque para os Estados Unidos, a professora Viviane Biasini, da EMEB Aparecido Garcia, que fez o intercâmbio de um mês em Londres, no final do ano passado, conta a experiência.

Viviane ficou um mês em Londres: experiência

Viviane ficou um mês em Londres: experiência

Ela tem 38 anos e trabalha na rede pública há 10 anos. A viagem foi possível graças à parceria do Capes com o Instituto de Educação da Universidade de Londres. “A oportunidade de participar desse programa é excelente e indescritível.”

Viviane voltou de Londres munida de muito material – folders, fotos, livros e até comida de astronauta para ajudar em suas aulas. “Existem algumas coisas que só se aprende de verdade no local”, conta ela.

“Viajando para outro País, não é só a língua que a gente aprende. São os hábitos, os costumes que enriquecem o trabalho prático, porque quando o aluno me pergunta eu falo do que vivi e é muito bom”, diz.

Por Rosana Pagano
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/06/17/professora-da-rede-municipal-faz-capacitacao-no-exterior/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original