Voluntários participam de treinamento no 12º GAC

Publicada em 17/06/2013 às 15:48

A rotina do 12º GAC (Grupo de Artilharia e Campanha) foi alterada na manhã do sábado (15) para o treinamento da Brigada de Incêndio da Serra do Japi. Soldados dividiram espaço com cerca de 30 pessoas que foram aprender como atuar em caso de fogo na área da reserva biológica. A atividade faz parte das ações da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, que contou com a orientação do Corpo de Bombeiros e a participação de representantes de diversos órgãos públicos e sociedade civil.

Mais
Prefeitura promove Conferência da Igualdade Racial

Flávio Gramolelli fez a abertura do treinamento

Flávio Gramolelli fez a abertura do treinamento

Flávio Gramolelli, diretor de Meio Ambiente, fez a abertura explicando a importância dos participantes em preencher a ficha de presença. Os sargentos do Corpo de Bombeiros Dutra e Rissato, auxiliados pelo soldado Giron, foram os responsáveis pelo procedimento e reforçaram que é a partir desta listagem que os voluntários serão convocados, caso ocorra incêndio na Serra do Japi.

Durante as explicações, o sargento Rissato disse que a grande maioria dos incêndios ocorre pela ação do homem. “A questão meteorológica é outro fator que contribui para a propagação do fogo, principalmente pela ação do vento”, disse o bombeiro.

Além das ações de combate ao fogo, o grupo também conheceu os tipos de vegetação, variação de incêndios e as fases de combate. Após a orientação, os voluntários fizeram abafadores (equipamento no formato de uma vassoura com as hastes de mangueiras de hidrante fora de uso). Munidos do instrumento, foram até uma área específica reservada para o exercício de combate às chamas e concluíram as orientações.

Após a instrução, os voluntários preparam os abafadores

Após a instrução, os voluntários preparam os abafadores

Zoneamento
O treinamento da Brigada de Incêndio da Serra do Japi faz parte da programação do Mês do Meio Ambiente, realizada pela Prefeitura por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e que reuniu voluntários de diversos segmentos de Jundiaí e região. O próximo passo, segundo Flávio Gramolelli, é a definição do quadrante da Serra do Japi que fará a divisão por áreas para identificar os setores quando ocorrer um incêndio.

As equipes voluntárias participantes são formadas pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos, Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, Associação Mata Ciliar, Ong A Vida Vista de Cima, Escola de Aviação de Jundiaí, Aeroclube de Jundiaí, Conselhos de Gestão da Serra do Japi, Defesa Civil de Várzea Paulista, Ong Bombeiro Civil de Várzea Paulista, Câmara Municipal de Jundiaí e Grupamento Águia da PM.

Por Édi Gomes
Fotos: Alessandro Rosmann


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/06/17/voluntarios-participam-de-treinamento-no-12o-gac/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original