Especialista aborda boas práticas para veterinários e criadores

Publicada em 20/06/2013 às 15:01

Com apoio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo Rural e da Casa da Agricultura de Jundiaí, a Associação dos Médicos Veterinários de Jundiaí e Região promoveu, na manhã desta quinta-feira (20), uma palestra com o tema “Transporte equino e o futuro da GTA eletrônica”, com o veterinário Antonio Roberto Hunziker, do Escritório de Defesa Agropecuária de Sorocaba.

Palestra levou interessados à Casa da Agricultura

Palestra levou interessados à Casa da Agricultura

A palestra reuniu profissionais da área médico-veterinária, proprietários e criadores de cavalos de Jundiaí e cidades da região. O objetivo foi, além de orientar sobre a implantação da GTA eletrônica (Guia de Trânsito de Animal), alertar sobre a ocorrência de caso positivo de mormo (zoonose) no município.

De acordo com o presidente da entidade, Lucas Navajas, os quatro equinos identificados como portadores da doença vieram de Pernambuco e as condições em que o transporte foi feito podem ter contribuído para o adoecimento dos animais. “O que vai acontecer agora é que eles terão de ser sacrificados, pois mormo é uma doença incurável, que oferece grande risco de contaminação de outros animais“, disse Lucas, explicando que essa é uma ação afeta à Secretaria de Estado da Saúde.

Hunziker: “Mais difícil para quem quer desrespeitar a lei”

Hunziker: “Mais difícil para quem quer desrespeitar a lei”

Durante a palestra, Hunziker detalhou os procedimentos que os criadores e proprietários devem seguir para se manter de acordo com as normas – que não só estão mais rígidas como terão o cumprimento fiscalizado.

“Vocês podem ter certeza de que está ficando cada vez mais difícil para quem tem a intenção de desrespeitar a lei”, disse. Sobre isso, a implantação da GTA eletrônica vai contribuir bastante para a diminuição das irregularidades.

Para a diretora de Agronegócio da Secretaria de Agricultura, Marcela Fillipini, o encontro foi muito produtivo, especialmente pela ênfase dada à questão da doença que atacou animais em Jundiaí. “É um caso que merece toda a atenção, já que o risco de contaminação é muito grande e Jundiaí tem muitos criadores e proprietários de equinos.”

Segundo ela, a Secretaria de Agricultura ofereceu o apoio aos produtores, auxiliando na conscientização e divulgação das medidas preventivas.

Por Alcir de Oliveira
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/06/20/especialista-fala-sobre-boas-praticas-para-veterinarios-e-criadores/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original