Comad inicia ciclo de palestras

Publicada em 24/06/2013 às 15:19

Os números são da OMS (Organização Mundial de Saúde), que enxerga um avanço preocupante no número de fumantes em todo o mundo. O cigarro é tido como uma das drogas lícitas, presentes no dia a dia das pessoas e que funciona, em alguns casos, como trampolim a drogas mais pesadas. Foi para falar disso que esteve na cidade o delegado Reinaldo Correa, do Departamento de Repressão ao Narcotráfico. Estudos da OMS apontam o cigarro como a droga que mais mata no mundo e, só em 2013, cinco milhões de pessoas vão morrer por causa dele.

Delegado do Denarc abriu a série de palestras

Delegado do Denarc abriu a série de palestras

O evento teve início nesta segunda-feira (24), no auditório do Ciesp, onde serão realizadas outras palestras durante a semana, com encerramento na sexta (28). O público-alvo são os profissionais da área de Saúde, Educação, Guarda Municipal, Polícia Militar, conselhos e pessoas da comunidade interessadas no tema.

Reinaldo abriu a programação com o tema “Drogas no cotidiano”, na qual faz um apelo a todas as pessoas, para que atentem para a gravidade da situação, já que as drogas estão cada vez mais disponíveis e constituem uma ameaça para as próximas gerações. O cigarro e as bebidas podem parecer inofensivos, mas são responsáveis diretos por inserir as pessoas nas drogas mais pesadas.

O delegado, que é também membro do Conselho Estadual sobre Drogas, ressaltou que a presença das comunidades terapêuticas e as igrejas exercem um papel importante na prevenção e no combate às drogas. Contudo, lamenta que o número de profissionais especializados e a falta de espaços para tratamento estejam sempre aquém das necessidades, contribuindo para a desvantagem que há entre o trabalho realizado e o avanço das drogas.

Para o especialista, os governos, historicamente, costumam não dar continuidade a programas que vão bem, interrompendo um trabalho que poderia ter um alcance e resultado melhores. Por isso, enfatizou que as primeiras ações devem acontecer dentro de casa, envolvendo toda a família. A carência afetiva, segundo ele, pode levar ao uso de drogas e o tráfico está de olho exatamente nessa fragilidade.

Reinaldo Correa: não existe droga que não cause dependência

Reinaldo Correa: não existe droga que não cause dependência

Liberação da maconha
Os debates sobre a liberação da maconha também foram alvo de ataque do delegado do Denarc. Para ele, os argumentos não se sustentam e os riscos que a liberação pode provocar são preocupantes. “Se houver a descriminalização, em dois anos, seguramente, 60% da população estarão consumindo maconha”, alertou.

Próximas palestras
A doutora Tatiana Grutila Mouriño aborda, às 8h, do dia 25, o tema ‘Mecanismos de Ação e Reação no Organismo causados pelas Drogas’. A partir das 10h10, Regina Ribeiro Neves fala sobre ‘A Prevenção ao Uso de Álcool e Drogas no Ambiente de Trabalho’. No dia 26, Laerte Rezende abre o encontro, também às 8h, com o tema ‘Legislação sobre Drogas’. A partir das 10h10, Márcia Rodrigues explica sobre a responsabilidade dos pais com os filhos. ‘Drogas na Gestação’ é o tema do curso no dia 27, a partir das 8h. Na sequência, às 10h10, Marisa Antônia Pinto fala sobre ‘Métodos de Abordagens Terapêuticas usados na Prevenção e no Tratamento’. O encerramento do curso ocorre dia 28, a partir das 8h, com palestra com Alexandre Prado Avilez, sobre ‘Métodos de Abordagens Preventivas para Jovens e Adolescentes’.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/06/24/cigarro-vai-matar-cinco-milhoes-de-pessoas-em-2013/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original