Conselho da Serra será definido nesta quarta-feira (26)

Publicada em 24/06/2013 às 17:21

O principal órgão consultivo para as políticas municipais em relação ao território da Serra do Japi renova os integrantes nesta quarta-feira (26), a partir das 16h, em reunião no Paço Municipal. Com papel na elaboração e debate dos rumos para esta área, a renovação em processo eleitoral “consolida a gestão participativa e democrática do atual governo”, explica o diretor de Meio Ambiente da cidade, Flávio Gramolelli Júnior.

O processo é orientado pelo edital 002 deste ano, que definiu o prazo de credenciamento de interessados para a eleição.

Preservação ambiental em foco no Paço Municipal de Jundiaí

Preservação ambiental em foco no Paço Municipal de Jundiaí

São três profissionais liberais indicados pelas respectivas entidades, quatro representantes de proprietários (dois por associações de moradores e dois individualmente), um representante de entidade ambientalista e dois indicados por ONGs e associações comunitárias.

No total, serão 10 integrantes pela sociedade civil. A presidência é discutida posteriormente, em conjunto com os integrantes do poder público.

A sociedade civil tem nove entidades e 13 proprietários credenciados. Pelas primeiras estão o IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil), o Sindicato dos Metalúrgicos, o Sindicato Rural, a Associação de Moradores do Eloy Chaves (AMO), o Centro Ambiental Terra Integrada (Coati), a Associação de Amigos do Santa Clara, a Associação de Moradores da Grande Rio Branco, o Sindicato de Corretores de Imóveis e a Associação de Empresas e Profissionais do Setor Imobiliário (Proempi).

Já entre os proprietários privados, que formam mais de 90% da área da reserva, estão credenciados os nomes do atual presidente, Antonio Mendes Pereira, e também de Elci Maciejezack, Fernando Ienne, Fundação Cintra Gordinho, José Fernando Christino, Maria Cristina Ozzetti, Maria Romilda Mariotti, Nelson Traldi, Sílvia Merlo, Solibloc Ltda., Suzana Traldi, Wagner Cubero e Yeda Sandoval.

Jundiaí abriga 47% do território tombado da Serra do Japi, parte de seus 350 km² distribuídos em quatro municípios. Além da parte tombada em 1983 pelo Condephaat (Conselho Estadual do Patrimônio), seu território municipal de gestão inclui três zonas de amortecimento nas regiões da Ermida/Eloy Chaves, Malota e Terra Nova. Em sua parte mais alta está a Reserva Biológica Municipal, com 20,7 km², que também prevê, para o futuro, um conselho próprio.

Por José Arnaldo de Oliveira
Foto: Arquivo


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/06/24/conselho-da-serra-sera-definido-nesta-quarta-feira-26/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original