‘Operação Supermercado’ inicia ação da Vigilância

Publicada em 26/06/2013 às 10:01

A Visa (Vigilância Sanitária de Alimentos), que integra a Secretaria de Saúde, divulga nesta sexta-feira (28) um balanço parcial da ação preventiva realizada nos supermercados e hipermercados da cidade para garantir a qualidade dos produtos vendidos. A operação foi lançada em 10 de junho. Os primeiros dados revelam que grande parte dos estabelecimentos visitados foi autuada por algum motivo e pelo menos dois deles passaram por interdição temporária.

Os principais problemas encontrados foram a falta de higiene e organização, limpeza e manutenção principalmente do depósito, local destinado ao armazenamento das mercadorias e onde o consumidor não tem acesso.

O açougue é um dos locais de maior incidência de problemas

O açougue é um dos locais de maior incidência de problemas

“Uma autuação pode ocorrer por desorganização, por exemplo, mas tem sempre o sentido de exigir ajustes de adequação, que tem um prazo de dez dias para resolver o problema ou propor um cronograma para isso”, explicou a gerente da Visa Alimentos, Leila Serpa.

A “Operação Supermercado” tem entre os objetivos a qualidade constante e segura, o ambiente de trabalho mais seguro e limpo e, principalmente, a garantia do oferecimento de alimentos seguros à população.

Os estabelecimentos que apresentaram risco sanitário de maior gravidade, sofreram, além do Auto de Infração, Autos de Imposição de Penalidade, autos estes que podem variar desde advertência até multa, interdição ou até cassação da licença de funcionamento se for o caso.

Os aspectos observados pelos fiscais da Secretaria de Saúde são o abastecimento de água, o controle de pragas, o manejo de resíduos, a higiene e saúde dos manipuladores, a seleção de fornecedores, as condições de armazenamento e transporte e a exposição de alimentos ao consumidor final com temperatura e respeito às datas de vencimento.

No caso de algum estabelecimento ou unidade de rede ser interditado pela fiscalização, deve ser solicitada uma autorização oficial para o ingresso no imóvel para as providências necessárias para sua regularização e posterior pedido de nova inspeção.

Áreas críticas
A maior incidência de problemas está no depósito, no açougue, na padaria e na cozinha (para estabelecimentos que fornecem comida pronta).

Aprimoramento contínuo
O balanço parcial em preparação para a sexta-feira (28) não deve focar em casos específicos e sim nos números de problemas encontrados, distribuição por tamanho de estabelecimentos e também no anúncio da estratégia de aprimoramento do setor em Jundiaí. Isso tudo com uma futura convocação legal de todas as empresas do segmento para uma análise da operação e de um pacto de compromissos que envolve fiscalização ainda mais rigorosa no futuro.

O balanço final vai apresentar os problemas encontrados, os aspectos positivos e negativos, no encontro onde todos os responsáveis serão convocados a comparecer para discutir uma mudança nos hábitos. “Ainda não decidimos se o encontro será aberto a todos ou fechado apenas para a discussão entre os interessados”, afirma Leila.

O trabalho de fiscalização continua até sexta (28).

Por José Arnaldo de Oliveira
Foto: Arquivo


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/06/26/operacao-supermercado-inicia-acao-da-vigilancia/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original