Mudanças nos Jogos Regionais causam reclamações em Jundiaí

Publicada em 27/06/2013 às 19:35

Os Jogos Regionais acontecem de 3 a 14 de julho, em Votorantim (SP). Em 2013, o regulamento da competição e também dos Abertos foram alterados pelo Governo do Estado de São Paulo. A partir deste ano, a disputa acontecerá apenas na categoria livre em duas divisões: primeira e segunda. A categoria Sub-21 foi extinta. Ficou definida também a inclusão da divisão especial em algumas modalidades. Apenas a ginástica artística terá duas categorias e o futebol masculino passa ser Sub20 e não mais Sub 21.

Mais
Natação jundiaiense compete em Guaratinguetá

Segunda turma da Escola Divina Providência visita a Prefeitura
Bolão sedia 2º Festival Japy de Handebol

Outra novidade é a liberação da participação de atletas federados na competição. Desta forma, o atleta com vínculo a uma federação poderá ser inscrito por qualquer cidade sem restrições, algo proibido nas últimas edições. As mudanças causaram críticas em Jundiaí.

Rita Orsi criticou as mudanças do Governo do Estado

Rita Orsi criticou as mudanças do Governo do Estado

“Entendemos que este novo formato prejudica cidades como Jundiaí, que tem o objetivo de formação dos atletas. Focamos o trabalho nos complexos esportivos, valorizando nosso profissional e o esporte como ferramenta educacional. Algumas cidades preferem contratar, visando só o resultado e depois perdem o vínculo com os atletas. Sai muito mais barato você contratar um profissional do que manter uma escolinha, por exemplo. Mas em Jundiaí não pensamos assim e vamos seguir investindo na base”, disse o secretário adjunto de esportes, Cristiano Lopes, que vai reclamar.

“Vamos enviar ao Governo do Estado as nossas contrapartidas sobre essas mudanças, acreditamos que o certo seria resgatar o trabalho de base. O resultado nos Regionais não é minha preocupação. Quero continuar investindo na formação do atleta”, afirmou o secretário. Técnica do handebol jundiaiense e coordenadora da seleção brasileira, Rita Orsi, demonstrou tristeza com as mudanças.

Petrus Teixeira: “Soubemos que alguns municípios já contrataram para os Regionais”

Petrus Teixeira: “Soubemos que alguns municípios já contrataram para os Regionais”

“Esperávamos uma alteração benéfica, mas quando a decisão saiu, nos deixou tristes. Investimos na base e isso não está sendo reconhecido. Para uma atleta nosso jogar um Regionais, fazemos um trabalho de 8, 10 anos. Neste novo formato, uma cidade pode investir um mês, contratar uma equipe e, depois da competição, dispensá-la. Nossa ideia de esporte é diferente.”, explicou Rita Orsi, que movimenta a comunidade do handebol do Estado para protestar contra este regulamento.

Coordenador do tênis, Petrus Esteves Teixeira, afirmou que “um atleta que é inscrito por um clube de Campinas, por exemplo, pode jogar por outra cidade. Antes não podia. Agora liberou tudo e não existe mais vínculo com a cidade. Soubemos que alguns municípios já contrataram para os Regionais.”

Por Fábio Frattini Manzini
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/06/27/mudancas-nos-jogos-regionais-causam-reclamacoes-em-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original