Novo traçado do BRT é levado a Brasília
Publicada em 27/06/2013 às 19:27O Secretário de Transportes, Dinei Pasqualini, foi recebido em Brasília na manhã desta quinta-feira (27) pela diretora do departamento de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Luiza Gomide, para tratar de assuntos relacionados ao novo traçado do BRT em Jundiaí.
Durante a reunião, Pasqualini, acompanhado pelo diretor da pasta, Wilson Folgozi, explicou detalhes do projeto que já foi protocolado junto à Caixa Econômica Federal, que será a gestora de todo o processo.
Mais
Procon cria novo procedimento para reduzir gastos
Valorização dos profissionais do Hospital São Vicente de Paulo
“Apresentamos ao Ministério das Cidades os ajustes feitos no traçado. O próximo passo é validar junto à Caixa e dar andamento na execução do projeto”, explicou Pasqualini.
O BRT – Bus Rapit Transit ou ônibus de linha rápida é um projeto que nasceu em Curitiba, no Paraná, nos anos 70, e que foi adotado por outras cidades do mundo com melhorias que acompanharam a evolução do transporte coletivo.
Trata-se de um corredor exclusivo com estações apropriadas que permitem o embarque e o desembarque com segurança e rapidez, já que o passageiro faz o pagamento da tarifa na própria estação e não no ônibus. Os corredores são segmentados e, em alguns trechos, permitem a ultrapassagem entres os ônibus, evitando paradas desnecessárias.
Para a implementação do projeto em Jundiaí, o prefeito Pedro Bigardi foi conhecer de perto o sistema adotado na cidade de Bogotá, na Colômbia, considerado um dos mais modernos do mundo. Projeto que serviu de base para o BRT do Rio de Janeiro, visitado pelo secretário Dinei Pasqualini.
Para a construção do BRT em Jundiaí o prefeito Pedro Bigardi já garantiu R$ 106 milhões junto ao governo federal. Quando concluído o projeto, o BRT estará integrado a outros modais, como ônibus e bicicletas, melhorando de forma ampla o sistema de transporte na cidade.
Assessoria de Imprensa
-
31/05/2025
Prefeitura de Jundiaí entrega primeira fase do Complexo Viário Ozanan
-
24/05/2025
Interdição de Trânsito na Av. Nove de Julho neste domingo (25)
-
24/05/2025
Maio Amarelo: ação educativa orienta motociclistas sobre segurança no trânsito em Jundiaí
-
23/05/2025
Maio Amarelo: Jundiaí leva educação para o trânsito a escolas, empresas e espaços públicos
Baixe as fotos desta notícia na resolução original